Darth Vader tem sentença reduzida em julgamento inusitado no Chile
Vilão foi condenado pelos crimes cometidos contra o próprio filho!
Em um evento único que ocorreu no Chile no último domingo (28), o icônico vilão da saga “Star Wars“, Darth Vader, teve sua pena reduzida após um julgamento incomum.
O personagem, famoso por aparecer em uma das maiores franquias do cinema, recebeu a condenação de “congelamento perpétuo” por ter decepado a mão de seu filho Luke Skywalker no episódio “O Império Contra-Ataca”.
Foi o Tribunal de Apelações de Valparaíso quem proferiu a sentença. O tribunal fica em uma cidade situada 120 km a oeste de Santiago e a ação foi parte de um exercício educativo para aproximar os cidadãos do funcionamento dos tribunais, em comemoração ao Dia do Patrimônio.
‘Código Penal Espacial’
O “julgamento” chileno de Darth Vader determinou que o fato a ser condenado foi a mutilação e não as ações anteriores do Sr. Vader.
Portanto, com base nas “penas previstas no código penal espacial”, o vilão recebeu a sentença de 30 anos de congelamento em carbonita, com a proibição de se aproximar de Luke, a vítima, por pelo menos três planetas de distância durante esse período.
Além disso, Darth Vader foi permanentemente incapacitado para o “uso sombrio da força” e o manuseio de sabres de luz. Na ocasião, ele usava seu icônico traje negro, capacete e capa.
O advogado de defesa de Vader, Juan Carlos Manríquez, defendeu seu cliente alegando a busca por “nada mais, nada menos que justiça”. Ele ressaltou que, apesar de ser quase uma máquina, Darth Vader também é um ser humano com direitos. Ainda lembrou que o agressor é o próprio pai da vítima.
María del Rosario Lavín, presidente do Tribunal de Apelações, explicou que o objetivo da atividade era aproximar a população do entendimento de como funciona a Justiça, que muitas vezes é pouco compreendida.
Ela ressaltou que, ao longo de sua carreira judicial, já lidou com criminosos terrivelmente ruins. Portanto, a presença de alguém como Darth Vader não era algo novo para ela.
Durante o Dia do Patrimônio, várias instituições, museus e organizações em todo o país abriram as portas gratuitamente para compartilhar seu patrimônio com a comunidade. Incluindo o palácio presidencial de La Moneda.
Por fim, o evento proporcionou aos cidadãos a oportunidade de explorar e apreciar a riqueza cultural e histórica do país.