Curte crimes reais? Psicóloga faz alerta sobre saúde mental dos fãs desse conteúdo
Séries, filmes e podcasts sobre crimes reais estão cada vez mais em alta, mas psicóloga faz alerta para pessoas que curtem o gênero.
Muitas pessoas têm uma fascinação por histórias de crimes reais, desde os assassinatos mais infames até os mistérios sem solução.
No entanto, a psicóloga Dra. Thema Bryant alerta que devemos estar atentos aos efeitos que o relaxamento ao curtir essas tramas pode ter para nossa saúde mental.
Enquanto mergulhamos na complexidade dessas histórias, muitas vezes nos encontramos envolvidos em um mundo sombrio, repleto de intriga e violência.
Mesmo com histórias horrendas e às vezes macabras, muitos espectadores gostam que assistir a esse tipo de conteúdo como entretenimento. O fato pode gerar graves problemas à saúde mental.
Psicóloga faz alerta aos fãs de true crime
Imagem: Reprodução/Canal Ciências Criminais
A psicóloga Thema Bryant falou no podcast de Mel Robbins sobre a forma como as pessoas têm buscado se entreter, relaxar e aproveitar o tempo livre assistindo conteúdos de crimes reais, os quais muitas vezes são carregados de detalhes pesados.
A especialista em saúde mental levou os ouvintes a se questionarem “por que o trauma é relaxante para mim?” e falou o seguinte:
“Alguns de nós cresceram em situações de alto estresse, então as pessoas confundem paz com tédio. Para se reconectar consigo mesmo, é preciso enfrentar o desconforto, porque vai parecer desconhecido.”
Um ouvinte respondeu à doutora afirmando que:
“O trauma não é relaxante para mim – é a justiça que os personagens ou pessoas reais geralmente conseguem, algo que nunca tive na minha própria vida.”
Enquanto outro ouvinte confessou que:
“Isso me distrai da dor que estou sentindo na minha vida.”
Apesar do assunto pesado, crimes reais atraem cada vez mais espectadores
Afinal, por que os conteúdos de crimes reais têm atraído cada vez mais amantes e espectadores? A Dra. Elizabeth Jeglic, professora do John Jay College of Criminal Justice deu sua opinião sobre o assunto.
Para a especialista, as pessoas que sofreram algum forte trauma podem buscar refúgio em true crime porque esses conteúdos oferecem aos espectadores um sentimento de controle da situação, o qual não tiveram em suas próprias vidas.
Portanto, se você se identifica com essas pessoas que têm os crimes reais como seus gêneros preferidos de produções televisivas ou cinematográficas, é importante estar atento ao que pode estar por trás desse fascínio pelo horror.