Afinal, por que nos interessamos tanto por produções sobre true crime?

Você já parou para pensar o que leva uma grande quantidade de pessoas a se interessar por produções como 'Dahmer'? Veja o que pensamos!

A série “Dahmer: Um Canibal Americano“, que narra a história de Jeffrey Dahmer, foi lançada esse ano na plataforma da Netflix, como a maioria das pessoas sabe, afinal, a série se tornou um fenômeno de audiência e recentemente recebeu a confirmação de outras duas temporadas.

Contudo, o que tem intrigado a muitos não é apenas o crime horrendo cometido pelo criminoso, mas também o alto índice de interesse por assuntos como esses, em que são exibidas cenas brutais, capazes de chocar a qualquer um que estiver assistindo.

A onda, que começou com a série focada em contar a história de Jeffrey Dahmer, acabou desencadeando uma criação de diversos conteúdos relacionados a outros serial killers, uma vez que os produtores compreenderam que conteúdos como esses possuem a atenção do público.

Contudo, um questionamento ainda fica: por que o interesse do público em assuntos como esse? Uma das teorias que podemos considerar é que o grande interesse por produções criminais como essa de Jeffrey Dahmer é em razão da curiosidade.

No momento em que foi instaurada a lei, houve alguém que desejou quebrá-la, mas aqueles que não dão lugar a isso passam a almejar compreender como é para quem ousadamente o faz.

Sendo assim, pode-se concluir que o grande interesse parte da necessidade de compreender o que acontece na mente de uma pessoa disposta a fazer tais atos tão maldosos.

Mas, afinal, a quem a lei protege?

É nítido que na produção de Ryan Murphy, responsável por conduzir a trama, há vários momentos em que a lei não protegeu quem ela deveria proteger, muito pelo contrário.

No entanto, por outro lado, Jeffrey Dahmer não é enaltecido por seus atos, assunto que constantemente deve ser levado em consideração na hora de desenvolver um projeto como esse.

Ao longo da trama, é muito complexo o entendimento a respeito dos anseios e medos de Dahmer, pois eles não estão presentes na vida cotidiana.

É muito mais fácil encontrar algo semelhante com as vítimas do que com o criminoso cruel que vemos na obra, principalmente com a vizinha de Jeffrey Dahmer, que constantemente liga para a polícia em busca de ajuda, mas nada recebe.

O que mais poderia nos atrair?

Outro ponto que pode ser considerado um motivo que eleva o interesse em produções como essas, é olhar para dentro de si e perceber que também há coisas ruins dentro de nós, sentimentos e desejos dos quais não nos orgulharíamos se viessem à tona.

Mas, que ao assistir conteúdos como esse, poderíamos chegar um pouco mais perto desse lado inconsciente, que normalmente não poderia ser mencionado em conversas banais.

Independentemente do que resulta no interesse por conteúdos deste tipo, estamos cientes de que é muito mais profundo do que podemos meramente imaginar.

você pode gostar também