CUIDADO: estes são os carros que os ladrões mais gostam de roubar
Algumas medidas simples podem evitar a facilitação dos roubos de automóveis.
Todo mundo sabe o quão difícil é comprar um automóvel no Brasil, não só pelo seu valor, mas também por todo custo de manutenção. Por esse motivo, é muito frustrante quando o veículo é roubado.
Para evitar isso, as pessoas investem em algumas estratégias, como não comprar os automóveis mais visados pelos ladrões. Pode até parecer uma medida desesperada, mas é justificada.
Em 2023, o país teve um aumento considerável de roubo de carros. Logo, impedir essa dor de cabeça é uma preocupação de muitos, que levam o seguro como apenas mais uma medida eficaz.
Para algumas pessoas, as medidas de segurança começam na concessionária – Imagem: Pixelshot/Canva Pro/Reprodução
Estes são os veículos mais visados
Segundo uma pesquisa da Ituran, uma empresa especializada em monitoramento e recuperação de veículos, o Gol é o carro mais roubado.
Na cidade de São Paulo, por exemplo, houve um aumento de 5,5% no número de ocorrências com esse modelo, equivalente a 3.584 denúncias.
Outros modelos se destacam, como o Chevrolet Onix, com um aumento de 13,5% em relação ao ano anterior. Nesse caso, foram registradas 3.175 ocorrências.
O Uno, HB20 e Corsa também apontaram um crescimento considerável em roubos, o que acaba preocupando muitos motoristas.
Como aumentar a segurança do seu veículo?
Para a maioria das pessoas, pode parecer irreal evitar a compra desses veículos. Afinal, além de serem relativamente mais baratos, oferecem uma série de benefícios. Por isso, o melhor a se fazer é adotar estratégias para impedir os roubos.
Antes de tudo, algo que os especialistas em segurança mais recomendam é não parar em semáforos com os vidros abertos, sobretudo à noite.
Além disso, é importante estacionar os veículos em locais com mais movimento de pessoas e muita iluminação. Caso contrário, vira um alvo fácil para os bandidos.
Investir em garagens privadas é algo que pode fazer bastante diferença, especialmente nas grandes metrópoles.