Crianças correm risco com o iOS 17? Veja alerta da polícia dos EUA

Nova função que vem ativada por padrão no novo sistema operacional de iPhones pode comprometer dados sensíveis de menores de 18 anos.

Um recurso recém-lançado no iOS 17 está dando o que falar nos Estados Unidos, após a polícia local emitir um alerta para pais e responsáveis devido ao risco potencial a crianças e adolescentes.

O aviso refere-se ao NameDrop, uma ferramenta cuja função é facilitar a troca de dados e informações entre proprietários de iPhones, mas que tem tudo para agilizar a vida de golpistas e outros tipos de criminosos.

De acordo com a Apple, o novo recurso permite o compartilhamento de dados pessoais, como nome, número de telefone, data de nascimento e outros detalhes, apenas aproximando a parte superior dos aparelhos celulares.

A praticidade, claro, chama bastante a atenção e é um dos pontos fortes da inovação. Afinal, agora é possível compartilhar uma espécie de “cartão de visita virtual” rapidamente por meio da aproximação entre aparelhos.

O que precisa ser reforçado, entretanto, é o risco de exposição de dados sensíveis, principalmente de pessoas menores de 18 anos. É nesse ponto que surge o risco para os menores.

Como funciona o novo recurso do iOS 17?

Recurso perigoso vem instalado de forma padrão no novo iOS. – Foto: Reprodução

A ferramenta vem habilitada de forma padrão assim que o usuário recebe a atualização do sistema operacional no smartphone. A boa notícia, nesse caso, é que é possível desativá-la por meio das configurações do celular.

Para fazer isso, vá em “Ajustes”, depois em “Geral” e, em seguida, clique em “AirDrop”. Feito isso, desabilite a opção “Aproximar dispositivos”, que deve estar marcada com uma chave verde.

A partir disso, mesmo que o Namedrop esteja ativado, o usuário do celular terá de tocar sempre em “Compartilhar” para que os dados sejam enviados. No entanto, especialistas afirmam que essa camada de segurança é insuficiente para o caso de crianças e adolescentes.

A explicação para isso está no fato de que eles podem ser facilmente convencidos a trocar dados com pessoas desconhecidas ou mal-intencionadas. Isso aumenta consideravelmente a chance de atuação de golpistas.

Para se ter ideia, após o alerta ser feito, muitos pais e responsáveis relataram na página do Departamento de Polícia de Watertown, em Connecticut, que desconheciam a função e não sabiam que ela vem ativada por padrão.

Confira abaixo como ela funciona:

você pode gostar também