Cresce o número de casais que preferem viver em casas diferentes; entenda os motivos
Esta escolha geralmente é feita levando-se em conta a privacidade, mas existem outros motivos além desse.
Aumentou o número de casais que escolhem viver em casas separadas mesmo após o casamento. Trata-se de um fenômeno que foge ao que entendemos como uma relação séria, mas esses casais buscam provar que esse estilo de vida também exige comprometimento.
A seguir, confira por que casais escolhem viver separados e entenda melhor seus motivos.
O que leva casais a viverem em casas separadas?
Para muitos, a decisão do casamento inclui necessariamente o convívio sob o mesmo teto para que então possa se considerar uma família. Porém, muitos casais desafiam essa ideia e apresentam um modelo totalmente novo de núcleo familiar.
Para eles, existem muitos motivos para essa escolha, como os que mostraremos a seguir. Confira:
Mais privacidade
O motivo mais comum para se escolher estar casado, mas em casas separadas, é a privacidade. Desse modo, podemos entender que são pessoas que prezam pelos seus momentos de solidão, o que de modo algum indica que não há amor na relação.
Menos dependência
Para muitas pessoas, a dependência emocional é um perigo constante que se torna ainda mais propícia quando um casal vive numa mesma casa. Assim, escolhe-se manter as casas separadas para que não haja esquecimento quanto à necessidade de independência.
Menos pressão
Há quem diga que é o convívio durante 24 horas gera grandes desentendimentos no casal. Prova disso seria que a pandemia foi responsável por gerar diversos divórcios em todo o mundo. Assim, garantir o espaço entre os dois seria uma forma de manter o amor.
Mais proximidade
Parece contraditório, mas muitos casais apontam que morar separados foi justamente o fator que conseguiu aproximá-los. Isso porque as rotinas distintas seriam capazes de trazer novos assuntos para quando eles se reencontram, além de despertar a paixão pela saudade.
Sem brigas por causa das contas
Outro motivo que incentiva o casal a escolher as casas separadas é evitar as brigas por conta de gastos. Afinal, ao se manter em locais diferentes, cada um deverá lidar com suas próprias despesas, o que já evita muita confusão.
Menos trabalho
Por fim, temos de dizer que casais que optam por morar em casas distintas relatam ter menos trabalhos em tarefas domésticas. Inclusive, essa pode ser uma boa sugestão para quando se tem um companheiro que seja bastante bagunceiro.