CPF vai substituir o RG como documento oficial dos brasileiros; veja o que muda
Daqui a alguns anos, provavelmente o RG não existirá mais; entenda o motivo nesta matéria.
Algumas mudanças estão acontecendo em relação a alguns documentos que possuímos. A partir de agora, o nosso número de identificação não será mais o RG, que já vem sendo usado há muitos anos em nosso país.
De acordo com as informações, o CPF estará ocupando o lugar do RG e será o nosso novo número de identificação oficial. E aí, o que você tem a dizer sobre esta novidade?
Ao que se sabe, esta medida promete diminuir o número de fraudes que vem acontecendo ao longo dos anos no Brasil. Além disto, este número de identificação será gerado pela Receita Federal.
Vale lembrar que o CPF é válido no país inteiro, enquanto o RG é estadual, ou seja, você pode ter um diferente em cada estado. Entenda melhor as mudanças em relação ao CPF e o RG a seguir.
CPF e RG: entenda as mudanças
A partir de agora, a maioria dos documentos que forem emitidos terão o CPF incluso. Através do CPF, é possível encontrar outros dados de todos os cidadãos do país, como a carteira de habilitação, carteira de trabalho, título de eleitor, entre outros documentos.
Não há necessidade de trocar os seus documentos agora, caso eles não possuam o seu CPF. Conforme eles forem perdendo a validade, aí sim, você deve procurar os órgãos responsáveis para emitir os documentos novos, que já virão com o seu CPF atualizado.
Em documentos que não possuem validade, só será necessário trocá-los caso você precise de uma segunda via. O plano inicial é que os RGs sejam substituídos pela Carteira de Identidade Nacional (CIN), até o ano de 2032.
Vale lembrar, por fim, que a primeira impressão deste documento é feita de forma gratuita. Isso significa que você não precisa pagar nada. Além disto, o passaporte é o único documento que não será afetado com esta nova mudança.