Cópia? Miley Cyrus é processada por suposto plágio de música de Bruno Mars
Miley Cyrus é processada por suposto plágio em 'Flowers', acusada de copiar elementos de 'When I Was Your Man', de Bruno Mars.
Miley Cyrus está enfrentando um processo por suposto plágio envolvendo seu hit “Flowers“. A ação foi movida em Los Angeles pela Tempo Music Investments, na última segunda-feira (16).
A empresa alega que a cantora e os co-compositores Gregory Hein e Michael Pollack utilizaram, sem permissão, elementos da música “When I Was Your Man”, de Bruno Mars, lançada em 2013. As informações foram divulgadas pela revista norte-americana Rolling Stone, especializada em música e cultura popular.
Além de Miley e seus co-compositores, o processo também menciona várias empresas, incluindo a Sony Music Publishing, Apple, Target e Walmart, responsabilizando-as pela distribuição de “Flowers”.
A Tempo Music Investments detém uma porcentagem dos direitos autorais da música de Bruno Mars e do co-escritor Philip Lawrence. Vale destacar que, embora o processo envolva sua obra, Bruno Mars não está diretamente envolvido como autor na ação.
Argumentos da Tempo Music e possível indenização
Segundo a Tempo Music, “Flowers” duplica vários elementos de “When I Was Your Man”. No processo, eles afirmam que:
“Qualquer fã de ‘When I Was Your Man’ de Bruno Mars sabe que ‘Flowers’ de Miley Cyrus não alcançou todo esse sucesso sozinha.”
A empresa argumenta que a canção de Miley:
“Duplica vários elementos melódicos, harmônicos e líricos de ‘When I Was Your Man’, incluindo o design do tom melódico e a sequência do verso, a linha de baixo de conexão, certos compassos do refrão, certos elementos musicais teatrais, elementos líricos e progressões de acordes específicas”.
A Tempo Music ainda afirma que as faixas são “substancialmente semelhantes”, especialmente na linha vocal da abertura do refrão.
O processo também menciona que, ao analisar as semelhanças e o número de elementos combinados nas duas músicas, seria “inegável” que “Flowers” não existiria sem “When I Was Your Man”. A Tempo Music pede uma indenização “em um valor a ser determinado no julgamento”, mas que pode chegar a até US$ 150 mil por infração.
Bruno Mars (Foto: Getty Images)
Comparação entre as músicas
A letra do refrão de “Flowers” inclui os versos:
“Posso comprar minhas próprias flores, escrever meu nome na areia, falar comigo mesma por horas, dizer coisas que você não entende. Posso me levar para dançar e segurar minha própria mão”.
Em comparação, a música de Bruno Mars traz os versos:
“Eu deveria ter te comprado flores e segurado a sua mão. Deveria ter te dado todas as minhas horas quando tive a chance, ter te levado para todas as festas porque tudo o que você queria fazer era dançar.”
“Flowers” se tornou um grande sucesso nas paradas musicais e recebeu indicações para os prêmios Grammy em 2024. Enquanto isso, a disputa legal continua, atraindo a atenção de fãs e da indústria musical para o desenrolar do caso.