‘Contatos Imediatos de Terceiro Grau’ celebra o 45º aniversário

Um dos maiores clássicos da ficção científica está completando 45 anos e continua sendo uma das grandes referências nas obras sobre vida alienígena.

Dirigido pelo renomado diretor Steven Spielberg, o filme “Contatos Imediatos de Terceiro Grau” é um dos grandes sucessos na carreira do diretor, além de ser o trabalho responsável pela sua primeira indicação ao Oscar.

A história, embalada por uma trilha sonora alucinante composta por John Williams, mantém o público na expectativa sobre a próxima cena.

Oscilando entre o espaço físico (nesse caso, a parte rural dos Estados Unidos) e o espaço sideral, a obra contrasta com fotos de lentes largas, campos e céus estrelados.

A trama está completando 45 anos, mas mantém sua relevância como um dos melhores filmes da década de 1970.

‘Contatos Imediatos de Terceiro Grau’

O título do filme remete à forma de classificação criada pelo astrônomo e ufólogo norte-americano J. Allen Hynek, dividida da seguinte forma:

Contatos Imediatos de Primeiro Tipo: é a forma mais branda de contato com vida alienígena. Os encontros de 1º tipo eram aqueles onde o contato se limitava a avistar OVNI. O primeiro registro sobre OVNIs é de 1947, quando Kenneth Arnold, um piloto amador, notou algo no céu que era mais rápido e maior do que qualquer avião, e que tinha a forma de um disco.

Contatos Imediatos de Segundo Tipo: nesses casos, a visão vai além do achismo. A pessoa não apenas viu um objeto voador, como também conseguiu de alguma forma documentar tal encontro, como foi o caso de George Adamanski.

George, pouco tempo após o primeiro caso registrado, fotografou algo semelhante ao objeto descrito por Kenneth Arnold. Sua descoberta era, na realidade uma farsa, e até mesmo foi desmascarada, mas Adamanski já tinha se tornado famoso.

Contatos Imediatos de Terceiro Tipo: nos encontros de terceiro tipo, acontece alguma forma de contato entre alienígenas e humano. Esse tipo de encontro é o que vemos no filme de Spielberg.

Um exemplo desse tipo de contato ocorreu no Zimbábue, quando 60 crianças contaram ter visto luzes estranhas. Após entrevistas com especialistas em OVNI, ficou estabelecido que, além de terem visto, as crianças tinham até mesmo uma ligação telepática com os ETs.

Contatos Imediatos de Quarto Tipo: essa categoria foi adicionada mais tarde, e nela estão as experiências de abdução.

Os sons do espaço

Algo bem estabelecido é que o som não se propaga no espaço, pois lá não existe ar ou água, elementos necessários para conduzi-lo.

Com isso, talvez um dos grandes acertos de Spielberg nesse longa seja o fato de ele representar o espaço em total silêncio, algumas vezes, o que colabora para a aura de suspense do filme.

Entretanto, mesmo com o uso do silêncio para marcar a presença extraterrestre, cinco notas soam. Então, mesmo quando nada estranho pode ser visto na tela, assim que as notas ressoam, a expectativa sobre a próxima cena chega com força total. 

você pode gostar também