Conta de energia muito alta? Veja 5 dicas para economizar

Com a chegada do verão, o consumo de energia fica cada vez mais alto, por isso, estar a par dessas dicas ajudará você. Confira!

A conta de luz, para grande parcela dos brasileiros, é um assombro a cada mês. E se tratando de época de Verão, o consumo tende a aumentar ainda mais, fazendo com que o “espanto” por causa da fatura de energia cresça também.

Porém, o aumento na conta pode acontecer por maus hábitos que são praticados dentro de casa e que podem ser imperceptíveis. Por isso, trazemos para você várias dicas que te ajudarão a fazer algumas economias.

Obviamente que alguns equipamentos são grandes vilões da conta de luz. Em contrapartida, outros podem ter sua utilização reduzida ou moderada. Entretanto, existem vários macetes que vão ajudá-lo a economizar energia e dinheiro.

Vamos às dicas!

1. Em primeiro lugar, é importante verificar a qualidade das instalações elétricas da sua casa, pois fios desencapados, mal isolados e instalados de forma incorreta podem, sim, consumir mais energia do que o necessário.

Além disso, no Verão, é preciso atentar-se a riscos de incêndios, que em muitos casos se iniciam com fagulhas lançadas por fios mal instalados.

2. Um dos equipamentos que consomem muita eletricidade é a máquina de lavar roupas. É claro que elas são essenciais para nós, mas podem ser responsáveis por grande parte do consumo. Sendo assim, é uma boa ideia acumular as roupas para que as lave em única vez.

Além disso, é importante salientar que máquinas mais novas e mais modernas tendem a ser mais econômicas do que as antigas.

3. A terceira dica vem com uma pergunta: como a sua cozinha está organizada? Pois se você usa o fogão muito perto da geladeira, existe a possibilidade de economizar até 20% na conta de energia apenas afastando esses dois móveis um do outro.

Muitos conhecem essa dica, outros ficam céticos. Mas o fogão, por trabalhar em altas temperaturas e gerar muito calor, faz com que a geladeira esquente e bem sabemos que ela, por sua vez, precisa esfriar. Dessa forma, o motor da geladeira trabalhará por muito mais tempo.

4. Os chuveiros demandam muita eletricidade, por isso é importante tomar providências na hora de usar esse aparelho.

A dica é reduzir a temperatura do chuveiro ou, em alguns modelos, colocar a chave seletora em modo “Verão”. Dessa forma, você poderá economizar até 20% na fatura de energia.

5. As luzes ligadas durante o dia podem gerar um consumo desnecessário. Se existe a possibilidade de abrir janelas ou persianas que permitam a entrada de luz natural e desligar as lâmpadas, então haverá redução nos gastos.

você pode gostar também