Decepção? Consumidores avaliam negativamente versão 14 do iPhone
Novos aparelhos não conseguiram agradar o público, como normalmente ocorre.
Os celulares da Apple possuem uma avaliação positiva dos consumidores desde o lançamento dos modelos mais antigos da marca. Anteriormente, a pontuação de satisfação dos modelos atingia cerca de 80%. Contudo, após o lançamento da nova edição, com o iPhone 14, essa porcentagem de satisfação caiu significativamente.
Entenda a avaliação negativa das notas dadas pelos clientes aos aparelhos da Apple e a baixa satisfação em relação ao iPhone 14.
Notas negativas para o iPhone 14
Desde o lançamento do iPhone 14, que aconteceu em setembro de 2022 (mas só chegou ao Brasil em outubro), o modelo reduziu o seu valor de compra final em aproximadamente 2 mil reais.
Embora apresente muitas funcionalidades, o aparelho não demonstrou o desempenho esperado. Por isso, alguns fatores geraram uma baixa satisfação dos clientes em relação ao iPhone 14.
Quem divulgou essa mudança na avaliação dos consumidores da marca foi um grupo de avaliadores especializados que compartilharam os resultados no site PerfecRec.
Para a conclusão e análise dos dados, não foram considerados alguns dos produtos, como, por exemplo, as versões Pro e Pro Max.
Ao todo, foram avaliadas as notas de 669 mil usuários que consomem os produtos desde a versão 4, em 2010.
A porcentagem final de satisfação com os produtos da marca passou de 80% para 72%, o que representa um valor expressivo, já que a marca se mantinha com maiores valores nos anos anteriores.
Motivos para a nota baixa do aparelho
Existem algumas justificativas apontadas pelos especialistas para a redução no percentual. Uma delas é o uso do processador A15 Bionic, o qual já havia sido usado no iPhone 13.
Além disso, a nova versão não possui muitas alterações nem no sistema de funcionamento nem no design. Por sua vez, a versão Pro possui algumas diferenças, como a presença do chip A16 Bionic e a nova ferramenta de notch interativo ao lado da câmera de selfie.
Ainda assim, por fim, a diferença da porcentagem de satisfação para a nova versão Pro ficou abaixo 8% do anterior, o iPhone 13 Pro.