Conheça os ‘Monstros do Permiano’, a espécie que viveu antes dos dinossauros
Já imaginou como era a Terra bem antes dos dinossauros? Estudiosos indicam que ela era habitada pelos 'Monstros do Permiano'. Confira tudo sobre esses animais!
Se você acha que os primeiros animais selvagens a habitarem a Terra foram os dinossauros, provavelmente você está errado. Bem antes de eles serem extintos, os “Monstros do Permiano” já dominavam a vida no nosso planeta.
Estes foram os primeiros gigantes da Terra
Imagem: JerzyGorecki/Pixabay/Reprodução
Conhecidos como os primeiros gigantes carnívoros e herbívoros que existiram na Terra, os “Monstros do Permiano” viveram entre 299 a 251 milhões de anos atrás, aproximadamente.
Acredita-se que eles foram extintos devido a uma extrema mudança climática, na qual cerca de 90% de toda a vida na Terra morreu. Aqueles que sobreviveram participaram do processo evolutivo até a chegada dos dinossauros.
Os animais receberam esse nome devido à época em que existiram, conhecida como Período Permiano, o último da era Paleozoica.
Existem dois grupos principais desses monstros. Confira um pouco mais sobre eles e o que se sabe de sua fisiologia:
Grupo dos Sinapsídeos
O primeiro grupo é o dos sinapsídeos, que têm como característica principal o fato de terem sido uma espécie de transição entre os répteis e os mamíferos.
O Dimetrodon é um dos mais conhecidos, possuindo um tronco grande e uma enorme vela nas costas. Esses animais foram alguns dos primeiros a apresentar características mamíferas dentre os répteis.
Outra espécie de sinapsídeo de grande importância foi o Cotylorhynchus, que possuía um corpo extenso, semelhante ao de um crocodilo, porém com a cabeça arredondada. Este foi um ancestral significativo dos animais vertebrados.
Grupo dos Sauropsídeos
No caso dos animais desse grupo, eles representavam a interseção entre répteis e aves. O Scutosaurus possuía aproximadamente 3 metros de comprimento e era exclusivamente herbívoro. Seu grande porte e corpo de formato semelhante a um barril eram comparáveis aos de uma vaca.
Outro importante representante do Permiano deste grupo foi o Edaphosaurus, que tinha uma cabeça pequena quando comparada ao seu corpo de quase 4 metros. No entanto, sua boca possuía grandes dentes, capazes de triturar a maioria das plantas.