Utilidade pública: site revela se alguma imagem sua já foi utilizada por IAs

Muitas polêmicas têm surgido sobre o uso de imagens autorais por IAs. Conheça o site onde você pode saber se sua imagem está sendo utilizada.

Nos últimos tempos, houve um aumento de notícias envolvendo as inteligências artificiais, principalmente aquelas sobre o ChatGPT. É pouco provável que você ainda não tenha ouvido algo sobre elas e sua grande quantidade de informações e capacidade de desenvolver textos.

Porém, uma questão que tem sido motivo de muita polêmica em relação às IAs é sobre a criação de imagens. Isso porque IAs como a Midjourney e a DALL-E 2 foram desenvolvidas para a criação automática de imagens.

Para isso, basta que o usuário faça uma descrição da imagem que deseja, e ela será digitalmente montada pela IA. Logicamente, quanto mais detalhes na descrição, mais próximo será o resultado desejado.

Porém, muitos artistas estão irritados com o uso dessas plataformas, pois eles podem até perder trabalhos ou concursos por conta de imagens artificiais.

Sendo assim, há muito debate em torno disso, ainda mais levando em conta que as imagens utilizadas para treinar essas IAs muitas vezes são dos próprios artistas. Mas, então, como resolver esse problema? O site “Have I Been Trained” parece ter arranjado uma forma de resolver a situação.

O que é o ‘Have I Been Trained’ e como utilizá-lo?

Logicamente, as IAs são treinadas de alguma forma, afinal, por mais sofisticados que sejam os sistemas, eles não são capazes de pensar sozinhos, apenas de compreender melhor o que lhes é apresentado.

Sendo assim, como acontece o treinamento? Essas IAs são submetidas a bancos de dados que contém milhões de imagens, bem como as suas descrições. Desta forma, elas conseguem compreender o que o usuário deseja, e assim criam uma nova imagem.

Porém, como já dito, nem todos querem ter suas imagens usadas por esses bancos de treinamento. O mais utilizado deles é o banco nomeado como “LAION-5B”, o qual treina as IAs Midjourney e DALL-E 2.

Sendo assim, o site “Have I Been Trained” possui acesso a esse banco de dados e permite que o usuário faça uma busca com uma imagem, ou por texto, para saber se algo de sua autoria está presente no LAION-5B. Caso esteja, basta o usuário clicar com o botão direito sobre a imagem e mandá-la para a pasta “My Opt-Outs”.

Após isso, basta clicar no ícone referente à sua conta (a qual você deverá criar para poder acessar o site) e acessar a pasta citada acima. Nela, clique novamente com o botão direito sobre a sua imagem e selecione “Remove from My Opt-Out”. Então, os moderadores da empresa LAION farão a remoção da imagem do banco de dados.

Para acessar a página, basta entrar neste link. Após isso, vá para o botão verde no canto superior direito, em que está inscrito “Sign In”. Ao abrir o pop-up de Login, na opção “Sign Up”, digite e-mail e senha, e pronto. Você estará cadastrado e poderá buscar se há alguma imagem sua no banco, de forma completamente gratuita.

haveibeentrained.com
Foto: haveibeentrained.com/screenshot
você pode gostar também