Antidrones: conheça a DroneGun Tactical, arma usada na posse presidencial
A arma antidrone roubou a cena durante a cerimônia de posse de Lula.
Durante a cerimônia de posse de Luiz Inácio Lula da Silva, uma imagem chamou a atenção tanto das pessoas que estavam presentes no local quanto dos telespectadores de casa.
Os agentes de segurança da Polícia Federal estavam utilizando armas que, até então, eram desconhecidas pelas pessoas no geral.
Os agentes poderiam ser facilmente confundidos com aqueles espiões que costumamos ver em filmes não só por conta da nova arma, mas pela vestimenta utilizada.
Porém, o que as pessoas não sabiam, é que esta arma servia para capturar drones não autorizados, que estivessem sobrevoando a área da cerimônia de posse.
Conheça a nova arma utilizada na cerimônia de posse
Inicialmente, a arma chama a atenção pelo seu tamanho que, além de tudo, ainda traz a ideia de ser bastante poderosa e devastadora. Porém, ela nada mais é do que uma interceptora de ondas de rádio.
Através dessas ondas é que os drones são comandados atualmente. Ou seja, quando a arma consegue detectar o sinal de comando do drone, ela é capaz de cortar essa ligação, dando a possibilidade de os agentes de segurança apreenderem os aparelhos não autorizados.
Depois que a arma corta a ligação, quem passa a estar no comando do aparelho é o agente de segurança. Ele possui duas opções: desligar o aparelho ainda no ar e deixá-lo inativo ou controlá-lo até o chão a fim de conseguir apreendê-lo.
Além disso, existe uma opção em que você pode mandar o drone voltar ao seu local de origem, ou seja, de onde ele começou a voar, a fim de encontrar quem está sob seu comando.
DroneGun Tactical
A DroneGun Tactical foi criada e desenvolvida pela empresa australiana Drone Shield. Esta arma pesa aproximadamente 7 quilos, além de contar com antenas, um painel de controle de áudio e um sensor óptico.
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou o equipamento aqui no Brasil durante o mês de setembro do ano passado.
Além disso, ela consegue capturar drones de diversos tamanhos a uma distância de até 2 km. Sua bateria é considerada de ótima duração, a qual, com apenas uma carga completa, chega a funcionar até duas horas.
Em território brasileiro, essa arma é muito utilizada nos presídios de São Paulo.