Confira 3 indícios para saber se você é uma pessoa tóxica
Você tem suspeitado que é uma pessoa tóxica? Ou alguém já lhe afirmou isso? Veja esses indícios para saber se é ou não.
É inegável que todo mundo se incomoda com as famosas pessoas “tóxicas”. Não é necessário que haja muita explicação sobre o que é uma pessoa “tóxica”, afinal todos já se depararam em algum momento com uma delas.
Mas em resumo é aquela pessoa que de alguma maneira estava sempre lhe incomodando ou incomodando todos no recinto, e isso pode acontecer de diversas formas.
Inclusive, é muito provável que todos em algum momento da vida tenham sido tóxicos para alguém. Até porque isso é muito comum, pois as pessoas são diferentes e estão em momentos e circunstâncias diferentes ao mesmo tempo.
Com isso, queremos dizer que, por exemplo, uma pessoa positiva e gentil apenas vivendo a vida pode ser “tóxica” aos olhos de quem não esteja em um bom dia, e toda a sua positividade apenas se transforma em um incômodo para os outros.
Sendo assim, como saber se estou sendo tóxico(a) ou não? Conforme explicamos, a toxicidade pode variar, porém há aquelas pessoas que unanimemente são tóxicas, como os narcisistas.
Portanto, para ajudá-lo(a), veja logo abaixo uma lista com três itens que podem lhe indicar que você é uma pessoa tóxica.
Três indicativos de que você é uma pessoa tóxica
1. Você só entende as coisas com base no seu ponto de vista
Esse indicativo pode parecer confuso à primeira vista. Afinal, como você vai entender o mundo se não for com base nas suas experiências? Porém, a questão aqui é que você não deve “impor” o seu mundo ao dos outros.
Por exemplo, se você jogou um game que achou fácil, mas escuta outra pessoa falando sobre o mesmo game e como ele é complicado para ela, não há como você simplesmente chegar nessa pessoa e falar que ela está errada porque foi fácil para você.
Isso porque ambos tiveram experiências diferentes com o game e com a vida num geral, levando a ter ou não dificuldade com determinados assuntos ou tarefas.
2. Você se vitimiza excessivamente
Se você acha que o universo, alguma divindade ou a vida em si odeia você, com certeza se vitimizar em excesso é o seu maior problema. Logicamente que há momentos que alguém pode de fato ser uma vítima das circunstâncias.
No entanto, se você se pega o tempo todo reclamando de que é uma vítima e que o mundo está contra você, então definitivamente é melhor rever a sua forma de pensar.
3. Você acredita que todas as outras pessoas estão contra você
Similar ao item anterior, mas um pouco diferente. Pois aqui você não reclama sobre como tudo está contra você, mas, sim, como todos estão.
Se há uma unanimidade na opinião das pessoas que não se agradam com a forma como você se comporta ou como realizou determinada tarefa, é possível que não perceba que você está sendo a pessoa “tóxica” do ambiente.
Logicamente, há exceções, afinal outros podem estar sendo as pessoas “tóxicas”, porém, se normalmente é você, e muito recorrentemente, então é melhor repensar suas atitudes.