Configuração milagrosa no PS5 e PS4 evita lentidão do console

Problema que prejudica a experiência do jogador pode ser facilmente solucionado por uma opção de segurança do videogame.

Os usuários de PlayStation, mesmo dos modelos mais modernos, como PS4 e PS5, sabem que, vez ou outra, o console apresenta certos problemas que prejudicam a usabilidade.

O principal deles é a lentidão e os travamentos do sistema.

Por mais comuns que sejam, essas falhas são chatas, prejudicam a experiência do jogador e geram certa preocupação. Afinal, elas passam longe do que se espera do console mais famoso do mundo.

A solução para esse problema, no entanto, é mais simples do que se imagina. A lentidão do PlayStation pode ser resolvida diretamente no menu de segurança do dispositivo, e é sobre isso que vamos falar nas linhas abaixo. Acompanhe!

Como resolver a lentidão do PS4 e PS5

Jogadores de PlayStation 5 lidam com falhas do sistema no dia a dia – Foto: Reprodução

Para acessar o modo de segurança do aparelho, o usuário deve pressionar o botão de ligar até ouvir o segundo barulho (bipe) que o console faz. Após escutar o sinal sonoro, solte o botão e o menu aparecerá na tela.

Depois desse primeiro passo, basta seguir a seguinte coordenada: dentre as opções do menu de segurança, existe uma chamada ‘Reconstruir Banco de Dados’. Clique nela.

Com esse comando básico, o PlayStation começará uma espécie de limpeza e reconstrução de arquivos que são desnecessários e que sobrecarregam o aparelho. Isso pode ajudar, e muito, a evitar a lentidão do videogame.

Um cuidado necessário

Ao recorrer a esse mecanismo, no entanto, o jogador deve estar atento e tomar certos cuidados. O principal deles é fazer o backup dos dados salvos de cada jogo. O procedimento pode ser realizado no menu inicial do PS4 e do PS5.

Vá até a opção de dados salvos e selecione o comando de fazer backup para a nuvem ou para um pen drive. No PS5, só é permitida a cópia para a nuvem.

Outro detalhe importante é que todo esse procedimento (upload de saves) é liberado apenas para assinantes de algum nível da PS Plus. Se você faz parte desse grupo, aproveite a vantagem.

*Com informações de IGN Brasil.

você pode gostar também