Companhia de Mark Zuckerberg cria ferramenta com IA para competir com ChatGPT
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A companhia de Mark Zuckerberg é muito astuta e consegue estar sempre se atualizando e se adaptando ao mercado, entrando em campos que antes não atuava ou pelo menos não tinha a intenção de fazer isso, até que seja conveniente.
Pois bem, a mais nova criação da Meta, empresa responsável pelo Facebook, é uma ferramenta que chegou ao mercado para rivalizar ou dividir o mercado com o ChatGPT.
A ferramenta de pesquisa LLaMA foi disponibilizada para a construção de chatbots e outros produtos baseados em IA (Inteligência Artificial).
A Meta descreveu a IA disponibilizada como tendo um maior desempenho e com a capacidade de ajudar melhor os pesquisadores a obter resultados mais avançados no trabalho.
A ideia da Meta é logo vista como uma alfinetada à Microsoft, que liberou amplamente a tecnologia, ainda mantendo em sigilo o código da programação.
No entanto, a Meta revelou também que ainda não disponibilizou a LLaMA em seus produtos como Facebook e Instagram. Por enquanto, o acesso está liberado apenas para os pesquisadores de IA.
A Google também reconhece que pode ser – e de fato está sendo – ameaçada com o ChatGPT, e por isso se apressou em também buscar melhorias para garantir seu posto de líder em buscas e publicidade.
Até o momento, o programa em chat testado pela Google chamado Bard também apresentou falhas, tendo passado por ajustes.
Universo das IAs: ChatGPT vs. LLaMA
A criação de novas ferramentas por meio de inteligência artificial se tornou viral para todas as empresas, mas, neste caso específico, tem algo que pode ser a ponta do iceberg de uma possível rivalidade entre LLaMA e ChatGPT.
Isso porque a OpenIA limita o acesso dos usuários e não revela o código de programação, o que, por consequência, gera uma série de pedidos por melhorias por parte dos usuários, já que a empresa pode fazer isso, e, enquanto não faz, tem passado uma imagem de que prefere os lucros em vez de aprimorar a ferramenta.
Por outro lado, a Meta tem como objetivo tornar a LLaMA um código aberto, que permite às pessoas fazer ajustes de acordo com as suas necessidades, além de ter resultados mais claros nas suas pesquisas sem riscos exagerados.
E enquanto a Meta é responsável pela LLaMA, a OpenIA recebe um investimento de milhões por parte da Microsoft, então não estamos falando de uma simples competição de mercado por parte de duas empresas, mas sim da possível rivalidade entre gigantes.
O ChatGPT gera em segundos textos de grande qualidade, usando uma tecnologia conhecida como grandes modelos linguísticos (LLM, sigla em inglês).
Já a LLaMA se mostrou bem-sucedida na geração de textos, conversas, resumos de materiais e tarefas mais complicadas, como, por exemplo, a solução de teoremas matemáticos, comunicou Mark Zuckerberg em um post no Instagram.
A diferença entre os dois sistemas tem sido bastante comentada desde o último dia (24), quando a Meta anunciou a criação de sua ferramenta LLaMA.