Como superar o fim de um relacionamento? 5 dicas que te ajudam a passar por essa fase

Se você terminou seu relacionamento, deve estar experimentando uma das piores sensações. Mas ficar de pijama o dia todo comendo brigadeiro não vai te ajudar. Confira o que realmente vai te fazer se reerguer.

Se esse assunto chamou sua atenção ou foi motivo de pesquisa na sua barra do Google, é porque você deve estar experimentando a fossa do fim de um relacionamento.

Não sabemos em qual estágio você está, mas isso pode incluir falar do felizardo o tempo todo, sua amiga que lute! Pode ser que você só queira assistir à Netflix e aos seus filmes de romance com final feliz e se esbaldar em brigadeiro de panela pensando que é a pessoa do relacionamento amoroso que terminou sozinha.

Essa fase também inclui pensamentos depreciativos sobre si mesma, ou imaginar que toda essa situação pode mudar, ele vai se arrepender e vocês serão felizes. Acredite, você não é a única a passar por isso, por mais intenso e doloroso que seja, você não está sozinha com esses sentimentos.

Você também pode ser a amiga que já não aguenta mais ver a best falando o tempo todo daquele cara que a deixou, ou do relacionamento que ela não sabe por que acabou. Então esse assunto pode estar na sua timeline apenas porque você está procurando uma forma de ajudar sua amiga, ou quem sabe amigo, a passar por isso.

Se você é a pessoa que está sofrendo ou é a pessoa que está querendo ajudar quem está sofrendo, acompanhe os passos com sugestões do que fazer para se curar logo dessa dor que o fim de um relacionamento, seja ele consensual ou inesperado, causa.

Confira os 5 conselhos que os especialistas mais experientes em relacionamentos amorosos dão para pessoas que estão passando pelo momento do fim de uma relação amorosa.

5 conselhos para superar o término de um relacionamento

Imagem: Canva

1. Desenvolvimento pessoal

Um professor de psicologia aconselha que pessoas que estão passando por um término muito doloroso pratiquem a redescoberta pessoal, ou seja, o desenvolvimento pessoal e o autoconhecimento.

Esse é o momento perfeito que você tem para pontuar seus gostos pessoais, definir algumas características importantes para você e perceber que o amor-próprio é tão importante quanto o amor de outra pessoa.

Essa tese é apoiada pelo professor citado acima, Gary Lewandowski, professor de psicologia da Universidade de Monmouth. Segundo ele, a redescoberta pessoal é o primeiro passo para a cura pessoal após um término.

2. Se desfaça das lembranças

Você só vai mandar mensagem pro ex se ainda tiver o contato dele no seu celular. Então é prático e importante excluir e desfazer de memórias ou itens que possam provocar uma recaída da qual você provavelmente vá se arrepender depois.

Então nada de fotos, vídeos, contato e redes sociais do seu ex no seu celular e na sua vida! Quando se trata de ocasiões nos primeiros meses ou no primeiro ano, depende de qual seja o período do seu tempo de cura, é importante que você evite, para que não fique se questionando ou tendo pensamento do tipo: Por que acabou? Será que fui eu que errei? Onde eu errei?

3. Interesses pessoais

Quais são seus interesses pessoais? Não abra mão deles por novos, não faça essa substituição, em vez disso, invista no que você acha e sempre considerou importante.

Sua verdadeira identidade será muito mais fácil de vir à tona com os objetivos e interesses pessoais que você sempre teve do que criando e aderindo a novos interesses.

4. Modo de vida

Crie para você uma nova rotina, pode ser ao incluir exercícios físicos ao seu dia a dia, tomar café da manhã fora, substituir seus móveis, mudar de apartamento, de cidade ou viajar. Independente de qual seja sua rotina, fazer mudanças nela vai tornar tudo mais fácil e melhorar seu processo de superação.

5. Respeite seu luto

Sim! O término de relacionamento e o processo de superação são um tipo de luto, e cada pessoa tem sua própria forma e maneira de passar por esse momento.

Então não perca o equilíbrio, nem a razão, isso pode acontecer e não significa que o problema seja você, pode ser, na verdade, sempre é uma junção de fatores que acabam levando a esse desfecho.

Por isso, invista em você, se permita chorar mas não se culpar, se desleixar e se deixar completamente de lado. Isso só vai te fazer desenvolver alguns problemas além da fossa que é passar pelo término, entre estes estão ansiedade, depressão, baixa autoestima, insônia e muito mais.

Você só precisa de um tempo, cuidando de você mesma e seguindo sua vida, acredite, o tempo e seus esforços em seguir os passos já citados se encarregaram de te ajudar a enfrentar e superar o que um dia já foi seu motivo de maior dor e sofrimento.

você pode gostar também