Como ‘Spencer’ conta a história da princesa Diana com horror gótico
Spencer é a nova cinebiografia da Princesa Diana, estrelada maravilhosamente por Kristen Stewart
Quem foi assistir ao filme esperando uma história bonitinha sobre a realeza britânica ou um drama contido sobre o casamento fracassado da princesa com o príncipe Charles, pode ter se decepcionado.
Leia mais: Kristen Stewart conseguiu sua primeira indicação ao Oscar e os fãs estão muito felizes
No filme dirigido por Pablo Lorraín, a atmosfera é demasiadamente sombria, beirando o terror. Podemos dizer que Spencer tem toda uma atmosfera gótica, que é repleta de mansões antigas, um clima nebuloso, amores trágicos e um sofrimento inquietante. Quem já leu algum livro de uma irmã Brontë ou um conto de Edgar Allan Poe, consegue perceber as semelhanças.
A sombria e fria Sandringham House é um cenário ideal para aumentar a sensação desconfortável que o filme faz questão de passar. Claire Mathon (diretora de fotografia) consegue captar todo o mistério preciso dos corredores da mansão. A trilha sonora de Jonny Greenwood também ajuda a criar um cenário de pavor.
Aos poucos, a personagem vai caindo em uma melancolia profunda, onde nada parece estar certo, como se ela estivesse fora do lugar. Seus pensamentos são assombrados pelas lembranças da infidelidade do marido, ela passa a ver fantasmas, incluindo o de Ana Bolena, uma mulher que sofreu e foi punida pelo capricho do marido. Solitária, mesmo cercada de pessoas, ela vai caminhando para um colapso nervoso.
Lorraín não se deteve a história real de Diana, ele quis mostrar seu íntimo, questionar o quão debilitado estava o estado mental de uma das mulheres mais famosas do mundo na época, que teve de ser submetida às regras rígidas da coroa, lutando contra a depressão e transtornos alimentares, em um casamento infeliz onde seu marido amava outra e não escondia. O lado humano e sombrio de um ícone de beleza e caráter.
O filme está sendo muito elogiado pela crítica, mas o público não o recebeu tão bem assim. Talvez por esperar outra atmosfera, como comentei no início, talvez por não entender a inspiração gótica. A atuação de Kristen Stewart rendeu a indicação ao Oscar na categoria de Melhor Atriz, mas o filme foi ignorado na categoria principal.