Sobrevivência: como saber se um fruto no mato é ou não comestível?

Especialistas recomendam: ‘siga a pista dos animais’.

Quem nunca cogitou como faria para sobreviver se o apocalipse zumbi começasse? Pensamos em proteção, onde dormir e o que comer, mas se os estoques feitos com alimentos dos mercados acabarem… Como saber se um fruto no mato é comestível?

Somos seres do reino animal, mas a civilização tirou nossa habilidade instintiva de saber o que comer no mato. Então, na falta do nosso conhecimento ancestral, a primeira dica é observar o comportamento dos animais selvagens.

O coronel Marcos Carias de Oliveira, ex-instrutor do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) do Exército brasileiro, recomenda observar os animais porque “o que eles consomem pode ser aproveitado pelo homem”.

Sobretudo, a primeira recomendação é: se não tiver 100% de certeza que um fruto, legume ou raiz seja comestível, não arrisque. Apesar de haver truques e dicas que ajudam, existem muitas exceções à regra.

Algumas raízes, por exemplo, podem ser consumidas sem receio quando estão cozidas, mas quando cruas podem ser venenosas. Ao passo que algumas frutas são saborosas quando maduras, mas acabam sendo um tanto indigestas se consumidas antes de amadurecer.

Como saber se um fruto no mato é comestível?

Para fazer esta matéria, contamos também com a ajuda do engenheiro agrônomo Carlos Ruggiero, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Jaboticabal, em São Paulo. Ele deu dicas valiosas e muito práticas de como saber se um fruto no mato é comestível ou não.

Vale alertar que as dicas dadas aqui ajudam, mas não são infalíveis. Então, somente coloque em prática se estiver em um momento de sobrevivência crítico, nada de inventar de sair dando um de Bear Grylls por simples curiosidade.

Sabedoria selvagem

Como falamos anteriormente, no mato, a sabedoria dos animais selvagens é ouro. Então, se você estiver em uma situação-limite, siga as pistas deixadas por eles, como procurar por frutos que já estejam mordidos ou bicados por outros animais.

Também vale observar o chão e seguir pegadas de pequenos animais até árvores e plantas frutíferas. Segundo peritos de sobrevivência, na selva, é 90% garantido que os alimentos consumidos por outros animais também podem ser ingeridos pelos humanos.

Cozinhou, está liberado

No caso de algumas leguminosas, raízes e brotos subterrâneos, existem duas situações. Alguns podem ser consumidos crus, sem problemas, como o rabanete e a cenoura. Se achar algum deles in natura, pode comer sem medo.

Mas, por via das dúvidas, tente arrumar uma forma de cozinhá-los. A mandioca e o inhame bravo, por exemplo, quando crus, são venenosos. Mas, quando cozidos, não são prejudiciais, além de serem uma ótima fonte de carboidrato.

Cuidado com o CAL

CAL é a sigla para Cabeludo, Amargo e Leitoso. Caso o fruto que você encontrar tenha essas três características somadas, coloque de volta onde você encontrou, não coma de jeito nenhum!

Mas se o alimento tiver somente uma ou duas dessas características, não tem problema. Por exemplo, o kiwi é cabeludo e o mamão solta um tipo de leite, mas, tirando essa parte, podem ser consumidos sem medo.

E aí, o que achou das dicas de sobrevivência? Conhece mais alguma que nos esquecemos de mencionar? Compartilhe com a gente nos comentários!

você pode gostar também