Experiência mostra como jovens reagem a jogos dos anos 1980; resultado é hilário

Um encontro em Curitiba revelou a reação de jovens ao terem contato com jogos antigos; resultado surpreende.

Atualmente, é difícil imaginar um jovem se entretendo com jogos que não tenham uma alta resolução, um gráfico bem trabalho, acesso à internet, uma maneira de comunicação entre os jogadores etc. Como seria a reação de jovens tendo contato com jogos de sua geração anterior?

A resposta dessa questão vem de um encontro entre crianças e adolescentes que aconteceu em Curitiba. Lá, eles tiveram contato com jogos antigos com os quais eles não estavam familiarizados.

Os jogos dos anos 80, também chamados de MSX, não precisavam de internet e, por serem desenvolvidos com a tecnologia disponível daquela década, não possuíam gráficos excelentes.

Outro exemplo desses jogos que poderiam causar um verdadeiro choque nos gamers de hoje é o jogo da cobrinha, lançado em 1997, em um aparelho Nokia. Nesse game, o jogador encontrava um pontinho e, ao tocar nele, o tamanho da cobra ia aumentando. Com a cobra maior, a partida ficava mais difícil, isso porque, para pegar este pontinho, a cobra não podia encostar em si mesma.

Durante a apresentação, um homem comentou sobre como o computador era visto como um item “intocável” e restrito no passado, enquanto hoje em dia adolescentes de 12 anos de idade conseguem interagir de maneira simples e prática com computadores, celulares, tablets e demais dispositivos operacionais.

Quando questionado se tinha o desejo de ter algum desses jogos dos anos 80 em sua casa, um jovem que foi entrevistado no evento disse que não conseguia imaginar como as pessoas do século passado podiam jogar sem internet.

Um programador explicou que apresenta os jogos ao seu filho nos computadores antigos, para que ele entenda primeiro essa lógica e posteriormente aprenda a lógica dos dispositivos atuais. Desse modo, ele usa os jogos dos anos 80 como base para que se entenda os games atuais.

você pode gostar também