‘Marvel era indie em 2008’, diz cineasta de ‘Homem de Ferro’
Entenda o contexto em que o cineasta responsável por 'Homem de Ferro' afirma que Marvel era indie antigamente, antes de ser grande como hoje.
Agora que temos o Universo Cinematográfico da Marvel como o rei das franquias de entretenimento multimídia, às vezes pode ser difícil lembrar quão simples e pequenos eram os primeiros projetos da empresa.
Isso é algo que remete ao primeiro filme do MCU, “Homem de Ferro”, lançado no ano de 2008 e que se tornou um incrível filme de super-herói independente. A produção teve, também, a presença de uma cena pós-crédito que não apenas se tornou um elemento crucial de quase todas as experiências de cinema atualmente, mas que interagiu como que brincando com seu público com um evento crossover muito maior no futuro.
Fato é que, nos últimos dez anos, o MCU tornou-se uma franquia multibilionária, fazendo com que se tornasse muito pouco frequente a lembrança de tal empresa como já tendo sido pequena. Pensando nisso, em entrevista ao Collider, o cineasta Matthew Libatique, responsável pelos filmes de “Homem de Ferro”, disse o seguinte:
“Eu estava entrando, eu acho, no térreo de tudo isso. Marvel, na época, os escritórios, estávamos nesses escritórios pop-up portáteis em Playa Del Rey, ao lado desses palcos Howard. Mas todos falavam sobre suas intenções. Avi Arad ainda estava por perto. Avi Arad estava lá, Kevin Feige era seu braço direito e Louis D’Esposito estava lá como produtor de linha. Estava em um filme independente, mas tínhamos 80 milhões de dólares para fazer o filme ou o que quer que fosse. Mas o espírito daquilo… eu me sinto tão grato porque era o maior filme que eu já tinha feito na época, mas tinha o espírito de algo que eu estava acostumado e Jon (Favreau) trouxe esse espírito.”
Matthew continua, dizendo:
“Mas eu não conhecia suas ambições, suas verdadeiras ambições, até depois de uma e quando estávamos fazendo duas, quando começamos a intercalar as coisas do universo deles. O escudo do Capitão América ou mesmo Nick Fury, ou S.H.I.E.L.D. como um conceito, ou Viúva Negra como um conceito… todos esses personagens foram introduzidos em ‘Homem de Ferro 2’. Eu acho que esse filme foi uma extensão desse ponto de partida, introduzindo esses personagens e, em seguida, preparando o palco para, eventualmente, ‘Vingadores’ e todas as outras coisas que eles fizeram.”