Cientistas revelam truques mentais para obter vantagem sobre as pessoas
Conheça a neuroplasticidade e toda ciência por trás desse fenômeno neurológico.
Atualmente, vivemos em uma sociedade acelerada, cercados por competições a todo instante e por uma corrida a chegar em algo que disseram ser o topo. Essa busca incessável pode ser vista por diversas óticas: seja uma competição profissional ou pessoal, o fato ainda é que vivemos competindo contra outras pessoas.
Ser competitivo é natural do ser humano, instintivo da seleção natural e presente em todos os momentos da história. Cresce e progride quem avança com vantagem ou se aprimora mais: é dessa forma que as coisas funcionam. Entretanto, existe um truque que os neurocientistas dizem que pode te favorecer constantemente nessas competições.
Hoje existem diversas maneiras das pessoas adquirirem algumas vantagens profissionais, como as relações de networking ou as próprias especializações. Ainda assim, o que lhe vai consentir vantagem será seu desempenho cognitivo e o bem-estar da sua mente e sua saúde mental.
O termo correto para esse truque é a neuroplasticidade, conceito abordado recentemente em pesquisas de neurociência, que consiste na pura capacidade de o cérebro aprender, se adaptar e melhorar. Um bom uso das suas estruturas cognitivas lhe concede maiores vantagens em múltiplas áreas do conhecimento e atuação.
A neuroplasticidade ocorre através de um processo chamado sinaptogênese, isto é, a formação de novas sinapses (conexões) entre os neurônios. A ocorrência da neuroplasticidade pode ser classificada em três diferentes tipos de origem, sejam elas: plasticidade dependente da experiência, plasticidade do desenvolvimento e plasticidade induzida por lesão.
O real segredo por trás da neuroplasticidade
A plasticidade dependente da experiência está diretamente ligada em mudar e se adaptar, tendo o papel de aquisição de novas habilidades, adaptação de informações sensoriais e formação de memória, procedimento que já nos ocorre naturalmente ao longo da vida.
A plasticidade do desenvolvimento, por sua vez, está ligada à formação do cérebro, em sua própria capacidade de mudança ao longo da vida. Dessa forma, o cérebro pode criar e desfazer conexões que não sejam mais necessárias. Os cientistas acreditam que esse tipo de plasticidade está ligado à estrutura e à função geral cerebral.
Sendo alvo de alguma lesão, perda ou danificação do tecido cerebral, o órgão ainda possui a capacidade de recriar conexões já preeexistentes, chamada de plasticidade induzida por lesão. Esta é a forma como pacientes que sofreram algum dano cerebral recobram suas capacidades anteriores.
Aprenda a fazer uso dessa ferramenta neurológica que temos. Para isso, é preciso mudar alguns hábitos e criar outros em sua rotina. Aqui vai uma lista com práticas que podem auxiliar no desenvolvimento da neuroplasticidade e no cuidado com sua saúde mental.
1. Prática de exercícios físicos
Realizar atividades físicas causa um bem para todo seu sistema. Aqui, o fluxo corrente de sangue aumentado durante a realização das atividade pode criar novas conexões, como também causar o melhor funcionamento de áreas cerebrais.
2. Meditação
Já foi comprovado que meditar ajuda o cérebro a encontrar um alinhamento entre o foco e atenção plena. Fazendo o uso da respiração como seu processo central, a meditação auxilia no aprendizado e melhora a atenção e a tomada de decisões.
3. Aprender novas habilidades
Ainda que seja óbvio, é importante lembrar de sempre aprender algo, pois isso irá criar novas sinapses e conexões neurais. Uma boa forma de desenvolver a neuroplasticidade de forma intencional é seguindo a lógica dos processos que a realizam.
Há muitos benefícios em desenvolver a neuroplasticidade no seu dia a dia. Entre as atividades já citadas, também se destacam todas as qualidades de vida intrínsecas a essas.
Entre a lista, estão: melhora de foco, melhora na capacidade de soluções de problemas e retenção aprimorada de memória são algumas das vantagens mais claras e perceptíveis.
Chamamos a atenção que esse é um processo totalmente natural do nosso cérebro. Treiná-lo para ser seu aliado é uma decisão apenas sua e que lhe deve total atenção.
Uma mente organizada e saudável é, sim, uma vantagem a frente de tantas pessoas que correm o dia inteiro e mal têm tempo para se conhecer e conhecer o próprio entorno na maioria das vezes.