Cientistas criam ‘grampo de cabelo’ capaz de atingir e matar células de câncer
Nova técnica utiliza DNA artificial para rastrear células cancerígenas e atacá-las, poupando as células saudáveis do organismo.
Uma das grandes dificuldades no tratamento de câncer é eliminar apenas as células danosas, poupando as boas. Agora, cientistas parecem ter feito uma descoberta que pode resolver esse contratempo. E ela vem em formato de grampo de cabelo.
Cientistas da Universidade de Tóquio criaram par de DNA quimicamente sintetizado em formato de grampo de cabelo que mata o câncer. Ele é feito através de DNA artificial e consegue rastrear, atingir e matar as células cancerígenas.
Essa é uma abordagem inédita para tratar a doença. Os resultados da pesquisa foram satisfatórios em células derivadas de câncer cervical e de mama humano e também em melanoma maligno de ratos.
Como funciona o grampo de cabelo?
Os pares de DNA em forma de grampo de cabelo foram injetados nas células cancerígenas. Lá, eles se conectaram a moléculas de microRNA, que são produzidas em excesso em alguns tipos de câncer.
Uma vez conectados, se desfizeram e se uniram novamente, formando cadeias mais longas de DNA. Elas, depois de um tempo, desencadearam uma resposta imune.
O melhor de tudo: além de matar as células, também impediu o crescimento de mais tecido cancerígeno.
Essa descoberta pode mudar todo o tratamento de câncer da medicina atual. Espera-se que o grampo de cabelo seja utilizado em uma nova gama de medicamentos contra a doença.
“Pensamos que, se pudermos criar novos medicamentos que funcionem por um mecanismo de ação diferente dos medicamentos convencionais, eles podem ser eficazes contra cânceres que até agora eram intratáveis”, disse o professor Akimitsu Okamoto, da Escola de Pós-Graduação em Engenharia, Universidade de Tóquio.
Embora os resultados sejam animadores, a pesquisa ainda tem muitos passos para percorrer. Entretanto, os cientistas responsáveis estão confiantes no resultado e ansiosos para dar sequência ao estudo.
Interessante, não é mesmo? Aproveite que gora você está bem informado(a) e envie esta notícia aos seus familiares e amigos!