A ciência por trás do Gavião Arqueiro

Será que alguém como Clint Barton pode mesmo existir no mundo real?

 

Que o Gavião Arqueiro é o melhor no que faz todos os fãs do Universo Marvel já sabem. Porém, a verdade é que algumas de suas habilidades de arco e flecha beiram o sobre-humano e podem exceder o que é humanamente possível. Vamos dar uma olhada na força, velocidade e física do tiro com arco para resolver a questão de uma vez por todas.

VELOCIDADE (E FORÇA) DE DISPARO

Se você está lutando junto com outros heróis poderosos em uma invasão alienígena, a velocidade e precisão de suas flechas pode salvar sua vida e quem sabe ajudar a salvar o mundo.

Clint Barton consegue atirar até 29 flechas por minuto, quase uma a cada dois segundos. Isso pode não parecer tão impressionante, mas disparar uma flecha exige pegá-la, colocá-la no arco, puxar, mirar e soltá-la. É muito para gerenciar em apenas alguns segundos e é especialmente difícil de fazer de forma precisa

Na verdade, atirar 29 flechas em um minuto, por si só, pode não ser tão absurdo. Um arqueiro típico pode disparar cerca de 10 a 12 flechas por minuto, mas é perfeitamente possível para um ser humano atirar mais rapidamente. Existem, como sempre, muitas variáveis.

Uma delas é a precisão. Se atirar rapidamente é sua única consideração, você faria bem em usar um arco com um peso de tração baixo. O peso da tração se refere à quantidade de força necessária para puxar a corda do arco e é normalmente medida em libras ou quilogramas.

Também se refere à quantidade de força que atua sobre a flecha quando ela é lançada. Conforme você puxa a corda do arco, a quantidade de força necessária para continuar a puxar aumenta e o peso da tração é geralmente calculado pela quantidade de força necessária para puxar a corda 28 polegadas.

Tudo isso se torna mais impressionante quando explicamos a ridícula força extraída do arco de Barton. Por alguma razão (provavelmente apenas porque parece legal) Gavião Arqueiro usa um arco composto modificado com uma força de tração de 250 libras. Considerando que um arco de caça típico é suficiente para derrubar animais grandes, um arco com quatro vezes mais força parece um exagero, principalmente para uma batalha que exige velocidade.

Com aquele peso, ele teria que gerar mais de 7.000 libras de força total em menos de um minuto para disparar aquelas flechas. Se isso não for superforça, não sabemos o que é. E toda essa força está sendo focada na ponta da flecha.

O Gavião Arqueiro não está disparando flechas, ele está disparando balas que têm o formato de flechas, e ele está fazendo isso em velocidades semiautomática!

gaviao-arqueiro-traje
Gavião Arqueiro nos filmes e nos quadrinhos

MÚLTIPLAS FLECHAS DE UMA VEZ

Uma flecha não resolve? Atire várias de uma só vez!

Durante uma luta com o Senhor Negativo em uma história de quadrinhos, o Gavião Arqueiro disparou bateu cinco flechas ao mesmo tempo e acertou cinco oponentes diferentes. Não quero dizer que isso seria impossível, mas exigiria uma compreensão inata ridícula da geometria.

Quando você puxa o arco com uma flecha, toda essa força é centralizada em um único ponto na parte de trás da flecha. Carregar mais flechas significa que a corda agora está sendo dobrada em vários pontos.

Qualquer arqueiro disparando várias flechas deve levar em conta a mudança na física. Além disso, cada flecha extra diminui a força das outras. O peso de tração de um arco, mesmo que seja de 250 libras, continua sendo seu peso de tração e essa força deve ser dividida pelo número de projéteis. 

Para a sorte do Gavião Arqueiro, 50 libras de peso puxado por flecha ainda são bastante força para fazer o trabalho. Se pode derrubar um veado, pode derrubar um bandido meia boca.

Vimos aqui como o Gavião Arqueiro pode realmente executar algumas das tarefas que vemos nos quadrinhos e nos filmes. E mais: vimo que o herói – para fazer o que faz – possui uma força absurda e um conhecimento de física nível gênio!

No final, estamos falando de ficção e quadrinhos, mas é sempre bom trazer esses debates para realidade.

você pode gostar também