As cidades mais violentas do mundo: 10 delas estão no Brasil
Será que você mora em uma cidade perigosa?
Imagina morar em um lugar onde a taxa de mortes violentas é enorme? Dá medo até de sair na rua, mas é isso que muitas pessoas enfrentam nas suas cidades. Inclusive, 10 delas estão localizadas no Brasil, sendo consideradas como algumas das cidades mais violentas do mundo.
Qual é a cidade mais violenta do mundo?
Quem lidera esse ranking é a cidade de Colima, no México. Ela recebe esse título por conta da sua taxa de 181,94 mortes por 100 mil habitantes.
Os dados são de 2022 e foram obtidos pelo Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal, uma ONG mexicana. Além disso, a instituição enfatiza que não se trata de qualquer tipo de morte, mas sim mortes violentas, como homicídios e latrocínios.
De forma geral, o México lidera como o país que possui o maior número de cidades violentas no planeta, sendo 17 municípios. Isso acontece por conta das políticas públicas que não trazem resultados positivos há muito tempo.
Por incrível que pareça, a cidade menos violenta está no mesmo país. O último lugar do ranking, ou seja, a cidade que ocupa a posição 50, também está no México. A cidade de San Luis Potosi possui a menor taxa (29,0) entre as demais.
No entanto, infelizmente, o Brasil também não possui um número baixo, ficando logo em seguida, no segundo lugar, com 10 das cidades mais violentas do mundo.
As 10 cidades mais violentas do Brasil
No ranking das 50 cidades mais violentas do mundo, 10 delas estão no território brasileiro. Com isso, precisamos repensar como esse número impacta a nossa vivência em sociedade.
Veja abaixo os 10 municípios listados:
- Mossoró (RN)- 11ª posição, com 63,21 de taxa;
- Salvador (BA) – 19ª posição, com 56,68 de taxa;
- Manaus (AM) – 21ª posição, com 50,66 de taxa;
- Feira de Santana (BA) – 22ª posição, com 50,11 de taxa;
- Vitória da Conquista (BA) – 26ª posição, com 47,48 de taxa;
- Natal (RN) – 28ª posição, com 45,06 de taxa;
- Fortaleza (CE) – 31ª posição, com 47,63 de taxa;
- Recife (PE) – 35ª posição, com 39,89 de taxa;
- Maceió (AL) – 36ª posição, com 39,45 de taxa
Apesar desse número ser alto, estamos evoluindo nesse sentido, já que no último ranking o Brasil possuía 11 das suas cidades na lista.