Cidade flutuante: entenda a ideia de futuro da empresa Mast
A cada momento surgem novas soluções para os problemas ambientais que enfrentaremos.
Um projeto da empresa Mast tem como ponto de incentivo as discussões mundiais sobre as mudanças climáticas. Estamos falando da “City on Water”, que, traduzindo para o português, significa cidade sobre as águas. O plano dialoga com o futuro da humanidade e a adaptação às mudanças.
Um processo de adaptação da realidade
Com as constantes mudanças climáticas, há o aumento das inundações urbanas, informação que se confirma no artigo de Deezen. De acordo com os especialistas, com o descongelamento de geleiras, a probabilidade de aumento no nível dos oceanos fica em torno de 30 a 122 centímetros. Ou seja, o suficiente para inundar a terra firme.
O estudo “Climate Change 2022: Mitigation of Climate Change” confirmou, ao realizar uma estimativa de tempo para o colapso, que terá início nos anos 2050, e desde 2025 a Terra enfrentará grandes mudanças climáticas.
Pensando em todos esses fatores, a Mast desenvolveu os bairros e as casas flutuantes. A estrutura desses locais foi pensada com uma base de módulos simples de pacote com plástico reciclado reforçado.
A escolha de módulos é justamente para facilitar o transporte pelo mundo e possibilitar diferentes conformações de agrupamentos. A inspiração do sistema “City on Water” veio das construções dos gabiões, que é uma antiga tecnologia usada de estrutura armada, sendo resistente e de baixo custo.
No caso do projeto de cidade sobre as águas, os materiais reciclados usados permitem, além da flutuação, o suporte de estruturas na parte superior. Assim, independentemente do peso, é possível adequar a base para suportar.
A seguir, você pode conferir a foto do projeto e da estrutura:
Embora à primeira vista pareça algo distante de se tornar real, os resultados das pesquisas recentes sobre o futuro da nossa humanidade nos direciona a essa nova realidade. Isso caso não haja mudanças significativas no comportamento humano em relação à natureza e aos recursos dela.