INÉDITO! Arqueólogos encontram cidade ‘ancestral de Dubai’
A atividade de extração de pérolas no Golfo não havia sido documentada até o momento.
Um estudo recente nos Emirados Árabes identificou um dos achados mais antigos: uma cidade no Golfo Pérsico. A principal atividade do local era a extração de pérolas, e por isso ela recebeu o apelido de “ancestral de Dubai”. Saiba mais sobre a descoberta
Cidade de pérola é finalmente escavada
Os pesquisadores encontram a cidade do Golfo Pérsico na Ilha de Siniyah, a qual é protetora dos pântanos de Khor al-Beida, localizada em Umm al-Quwain.
O nome da ilha significa “Luzes piscantes” por conta do forte sol por lá. Segundo a agência Associated Press (AP), nesse local, em 2022, foi encontrado um antigo mosteiro que funcionava há 1,4 mil anos.
A região acolheu centenas de pessoas há mais de 1,3 mil anos, antes da ascensão do Islã. O mosteiro estava bem próximo ao assentamento de pérolas.
O período em que a cidade estava em pleno funcionamento foi confirmado através dos itens pré-islâmicos encontrados. Sobre isso, Timothy Power, professor associado de arqueologia da Universidade dos Emirados Árabes Unidos, disse:
“Este é o exemplo mais antigo desse tipo de cidade de extração de pérolas muito específica do Khaleeji [golfo][…] É o ancestral espiritual de cidades como Dubai.”
Em outras pesquisas, já era conhecida a existência de cidades de pérolas no Golfo Pérsico, mas essa foi a primeira a ser escavada, e seus achados catalogados e documentados.
Os arqueólogos conseguiram identificar muitas características, principalmente das construções. Eram utilizadas rochas nas casas de praia e argamassa de cal.
Além disso, foi possível perceber as diferenças sociais, pois havia grandes habitações que pertenciam à provável elite e casas próximas em menor proporção, que possivelmente eram de pessoas mais pobres.
Independente da classe social, todos estavam lá em busca das preciosas pérolas presentes no mar do Golfo. A extração das pérolas não era um processo simples, pois os mergulhadores precisavam de grandes pesos jogados ao mar, além de precisas técnicas de respiração para evitar a morte.