Ciclone leva frio extremo e causa dezenas de mortes nos EUA e no Canadá
O ciclone bomba, ou Bonbogenesis, tem causado muito mais do que se esperava das tempestades de neve nos EUA e no Canadá este ano.
“Bombogenesis”, ou “ciclone bomba“, tem causado verdadeira comoção na América do Norte. Isso porque ele atingiu os Estados Unidos e o Canadá e, com sua baixa temperatura, causou a morte de alguns norte-americanos.
'Ciclone bomba' nos EUA e Canadá pode baixar temperaturas a -55ºC e põe 135 milhões em alerta https://t.co/h1W8IySpWZ
— BBC News Brasil (@bbcbrasil) December 23, 2022
🇺🇸🥶☃️ ESPECIAL | Os incríveis números do frio extraordinário e do ciclone bomba nos EUA: temperaturas, sensação térmica, pressão atmosférica, vento mais forte, variação térmica, neve, contraste de temperatura e muito mais. https://t.co/rh5t2DlrMP
— MetSul.com (@metsul) December 27, 2022
Esse não é um tipo de acontecimento raro, uma vez que sempre acontece nos Estados Unidos. Entretanto, o que ocorreu foi que, neste ano, o ciclone veio com muito mais potência.
O que ocasiona o ciclone é o ar frio que vem chegando e se depara com o ar quente da região. Assim, causa uma grande queda de pressão, por isso recebe o nome de Bomba, uma vez que suas temperaturas são muito baixas, e seus estragos, muito altos.
Desespero e mortes
Esse fenômeno natural tirou a vida de cerca de 50 pessoas nos Estados Unidos e no Canadá. Pelo menos 25 dessas mortes aconteceram na cidade de Buffalo, em Nova York.
Lá, as consequências têm sido maiores do que se poderia imaginar, com estradas sendo interditadas e falta de energia, o que problematiza as tentativas de equipes de emergência prestar socorro.
Além disso, o gelo nas estradas torna tudo ainda pior, pois provoca os desvios da pista nos carros, gerando acidentes. Foi o que aconteceu com um ônibus no qual quatro pessoas morreram, na cidade de Merritt.
Além de Buffalo, que tem enfrentado a versão mais forte do ciclone, outras cidades passaram por momentos conflitantes, como: Ohio, Missouri, Kansas, Colorado e outros estados.
No Canadá, Ontário e Quebec também estão passando por intensas tempestades. Carros foram abandonados e pessoas morreram congeladas dentro ou próximas de seus carros.
Foto: DW made for minds/Reprodução
O meteorologista e consultor climático Francisco de Assis relata que, mesmo sendo raro, o ciclone bomba está acima da média. Espera-se que as condições melhorem nos próximos dias, porém as recomendações é que as pessoas não façam viagens, a não ser em casos de emergência.
Portanto, houve o cancelamento de voos, o que prejudicou a locomoção das pessoas. Essas tempestades são muito comuns na Costa Leste dos Estados Unidos e no Canadá. Contudo, as fortes tempestades de neve neste ano foram duas vezes mais intensas.