Chuvas em São Paulo: Como ajudar os afetados pelo desastre? Veja agora!

No último final de semana, o litoral do estado de São Paulo foi afetado por diversas tempestades que levaram a um estado de crise.

Nos últimos dias, os noticiários voltaram-se para as tragédias que aconteceram no litoral norte do estado de São Paulo. No final de semana passado, uma enorme quantidade de chuva atingiu o estado, em razão de temporais que se formaram pelo encontro de uma frente fria intensa vinda do Sul do Brasil, junto a uma zona de baixa pressão atmosférica.

Esse evento causou uma acumulação anormal de nuvens de chuva extremamente carregadas, que precipitaram sobre o litoral do estado.

Em razão da topografia local, por consequência da enorme quantidade de chuva, houve deslizamento e inundações que afetaram diretamente os residentes de cidades do litoral norte, como Bertioga, Ilhabela, Ubatuba, Caraguatatuba e principalmente a cidade de São Sebastião, a qual declarou estado de calamidade pública.

Mas por que São Sebastião e as outras cidades foram tão afetadas?

Logo abaixo, você pode conferir um mapa em 3D, visto na plataforma do Google Earth. Conforme pode ser visto na captura de tela, a região de São Sebastião está localizada no litoral, logo ao lado de um planalto.

Portanto, as chuvas que foram levadas pela zona de baixa pressão para o topo do planalto, devido à sua excessiva precipitação, ocasionaram o escoamento pela encosta.

Foto: Google Earth.

Pela alta quantidade de água, cerca de 626 milímetros, ou seja, mais de meio metro de água, houve um enorme deslizamento que acabou destruindo as casas logo abaixo.

Já aquelas que não foram afetadas diretamente pelo deslizamento foram inundadas devido ao aumento do nível do mar pela baixa pressão, o que impediu o escoamento da chuva para o oceano.

Desta forma, a cidade ficou basicamente inundada, levando à necessidade de auxílio do estado e da União para socorrer os residentes, buscar pelos desaparecidos e dar apoio aos desabrigados.

Como auxiliar os afetados pela situação?

Como foi explicado anteriormente, trata-se de um desastre natural, do qual, mesmo com previsão para grandes chuvas, não era possível se proteger. Portanto, as pessoas afetadas nada poderiam fazer para impedir os acontecimentos.

No entanto, os afetados já estão sendo socorridos pelo governo, que está passando todas as instruções e auxílios para a superação da crise. Quanto aos demais, é possível auxiliar aos necessitados com doações para que os suprimentos perdidos, tais como água mineral, colchões, cobertores, alimentos e roupas, possam ser repostos.

Segundo o site oficial do governo de São Paulo, o estado está fazendo o possível:

“O Fundo Social de São Paulo e a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil encaminharam até a noite de ontem (21), 37,5 toneladas de doações para as vítimas da chuva no litoral norte paulista”.

Para aqueles que desejam realizar doações, o site também disponibiliza meios para que isso seja feito:

“Para doar cestas básicas:

Conta Bancária
Banco do Brasil
Agência nº 1897-X
Conta corrente nº 19.490-5
CNPJ/MF nº 44.111.698-0001/98

Chave Pix:
CNPJ/MF nº 44.111.698-0001/98

Para doar cobertores:

Conta Bancária
Banco do Brasil
Agência nº 1897-X
Conta corrente nº 19.771-8
CNPJ/MF nº 44.111.698-0001/98

Chave Pix:
doacoesfussp@sp.gov.br”.

Quanto à previsão para os próximos dias, o site especializado em informações meteorológicas Climatempo alerta para que os residentes do Sudeste brasileiro estejam atentos aos riscos de eventuais temporais. Portanto, caso resida nos pontos mais críticos, fique de olho nos noticiários de sua região, bem como nos pronunciamentos oficiais do governo.

você pode gostar também