Há quase 50 anos na DC Comics, Shazam já causou muita confusão na editora

Conheça um pouco da história de Shazam e como sua batalha judicial contra o Superman lhe concedeu um assento na Liga da Justiça.

Atualmente, Shazam é tido como um dos personagens mais conhecidos da editora DC Comics, possuindo um assento próprio na Liga da Justiça e tendo suas séries de publicações. E, como se não bastasse, o super-herói também conquistou espaço nas animações e filmes solos para o cinema.

O carismático Shazam veio construindo seu espaço dentro da editora e com os fãs ao longo das últimas décadas, mas tudo isso começou com um processo.

Sendo inicialmente publicado pela Fawcett na década de 1940, o super-herói acumulou um grande número de leitores, conquistando até mais vendas que o Superman durante algum período.

Contudo, em 1941, a DC Comics que se chamava National Comics abriu uma ação jurídica contra a Fawcett, alegando violação de direitos autorais. O caso em questão ficou marcado pela alegação da empresa que disse ter o Superman copiado para a versão da Fawcett, um personagem que à época se chamava Capitão Marvel.

A ação foi a julgamento em 1948 e o juiz confirmou que os direitos autorais da DC haviam sido violados, no entanto, passado o episódio, a editora teve falha ao conseguir os direitos autorais do Capitão Marvel.

Sem sucesso ao obter os direitos que a Fawcett detinha, a DC Comics recorreu a um novo julgamento, mas a situação foi resolvida de fato de forma extrajudicial anos depois.

Afinal, o movimento de baixa nas vendas de super-heróis acalmou a situação, visto que era preciso brigar novamente pela atenção do leitor. O personagem apareceu como Capitão Marvel pela última vez em 1953.

Em 1972, a DC tentou uma nova negociação, até, por fim, conseguir os direitos do personagem, que acabou precisando aderir a um novo nome, visto que a editora Marvel Comics havia registrado um personagem com o nome de “Capitão Marvel” entre o período de hiato que este ficou sem publicações.

Dentro das histórias da DC Comics, o personagem recebeu sua própria série com o nome de “Shazam” #1. Foram responsáveis pela elaboração da série os autores Dennis O’Neil, CC Beck, Elliot S. Maggin, Bob Oksner, Nelson Bridwell, Kurt Schaffenberger e Tenny Henson.

Após ser inserido dentro do universo DC, ganhou ainda mais espaço para chamar de seu. Além de sua própria série em quadrinhos, ganhou um assento na Liga da Justiça Internacional e outros projetos, sua história foi adaptada para o período que ficou de hiato, servindo de base para novas aventuras do herói.

Com o retorno às publicações, Shazam teve seu começo na DC em 1973 e completa, esse ano, seus 50 anos de publicação dentro da marca.

Muita história já foi contada ao lado de Billy Batson, com os maiores heróis do mundo, hoje, o antigo Capitão Marvel se consagra como uma das figuras da cultura pop mais conhecidas do mundo e com um icônico Shazam para seus fãs gritarem.

você pode gostar também