Chaves: descubra o verdadeiro segredo sobre os episódios perdidos

Alguns episódios do seriado não foram exibidos na TV, e nós vamos te contar o motivo!

“Lá vem o Chaves, Chaves, Chaves, todos atentos olhando pra Tv…” Quem não se lembra desta musiquinha? Além da vinheta de abertura, mesmo com muitos episódios, os verdadeiros fãs de Chaves sabem de cor muitas falas icônicas do seriado. As histórias da vila foram acompanhadas no Brasil por muitos anos através da emissora SBT.

Leia ainda: A segunda temporada de Sweet Tooth será lançada em 2022?

A série, que fez sucesso na maioria dos países da América Latina, possui também diversos episódios “inéditos”. Os fãs começaram a notar algo diferente na transmissão da série no SBT, percebendo que alguns episódios estavam alterados, ou mesmo não reprisavam mais. Por motivos bem específicos, a emissora deixou de transmitir alguns episódios e esses ficaram conhecidos como os “episódios perdidos”.

Imagem de: Chaves: saiba tudo por trás dos episódios perdidos da série

 

Quais tipos de situações levaram o engavetamento de episódios?

Chaves é uma das maiores séries que o SBT transmitiu em sua grade, e a emissora era a responsável pela ordem de reprodução dos capítulos. A emissora, infelizmente, cometeu alguns erros que deixaram os fãs confusos durante a trajetória da série na tv.

O início das transmissões começou na década de 80, logo em seguida já começaram as reprises e desde ali os fãs notaram a falta de alguns episódios.

Entre os primeiros episódios que se perderam foram: “Os refrescos do Chaves” (1974) e “De caçador e de louco, todos nós temos um pouco” (1975).

 

Começou com apenas três episódios perdidos, mas com o tempo, esse número foi aumentando e chegaram a mais de 60 episódios perdidos, deixando a série bem desfalcada e os fãs bem confusos sobre os reais motivos. As perdas não aconteceram apenas na série Chaves, mas também na série do Chapolin Colorado.

Em 1986 foram 14 episódios da série perdidos, entre eles, “Os dois ladrões” / “Seu Madruga carpinteiro” – Parte 1 e 2 (1974), ”Um bom encanador nunca entra pelo cano” (1977) e ”O restaurante de Dona Florinda” (1979).

Com o passar dos anos, o SBT voltou a repassar alguns capítulos, retirar outros, parecendo não ter muito critério para a transmissão do seriado. Depois de muitos questionamentos, a emissora comentou sobre o problema dizendo que o principal motivo da perda e da falta de reprise dos episódios era que existia mais de uma versão do mesmo capítulo.

Além disso, ainda havia os problemas técnicos, onde alguns episódios estavam com o áudio bom, mas com imagem ruim, e outros que foram danificados por conta da idade e já não conseguiam ser mais exibidos.

Os fãs ainda acreditam que há episódios engavetados por conta de censuras e coisas do tipo, mas por sorte, é possível encontrar estes e muitos outros que não foram ao ar em sites de vídeos, como este do casamento do Seu Madruga:

O que você acha sobre esses episódios perdidos? Tem alguma teoria? Conta pra gente aqui nos comentários!

você pode gostar também