ChatGPT: OpenAI pretende lançar seu próprio aplicativo; novidade deve abalar indústria de apps

Alguns aplicativos estão cobrando de forma indevida pelo uso do ChatGPT, que é gratuito.

Nos últimos anos, a OpenAI tem sido reconhecida como uma das principais empresas de inteligência artificial, revolucionando diversos setores com suas inovações. A empresa surpreendeu o mundo ao anunciar uma mudança radical em seu modelo de negócio: oferecer gratuitamente o que antes era cobrado por diversos aplicativos.

Essa decisão ousada da OpenAI teve um impacto profundo na indústria, abalando um mercado que antes era lucrativo para muitas empresas. Com a chegada do ChatGPT no final de 2022, a inteligência artificial caiu no gosto popular por ter uma versão gratuita para os usuários.

OpenAI se destaca entre usuários por oferecer serviços gratuitos

ChatGPT
Foto: Shutterstock/Ascannio

Com o ChatGPT, os usuários podem interagir com o modelo de linguagem treinado pela OpenAI, fazendo perguntas, buscando conselhos, recebendo explicações e muito mais. O assistente virtual utiliza seu vasto conhecimento, adquirido a partir de um amplo conjunto de dados, para oferecer respostas relevantes e úteis aos usuários.

A popularidade do site da inteligência artificial da OpenAI desencadeou uma alta procura pela versão em aplicativo do chatbot, que ainda não existe. Porém, alguns indivíduos mal-intencionados viram nessa busca uma oportunidade de lucrar, oferecendo aplicativos mascarados de ChatGPT.

Assim, alguns deles são divulgados nas lojas de apps de smartphones com a imagem do ChatGPT. No entanto, essas versões terceirizadas são pagas. Com isso, os aproveitadores lucram financeiramente ao cobrar por um serviço que, em sua versão original, é gratuito.

Agora, a OpenAI deve lançar a versão em aplicativo do seu chatbot, depois de diversos pedidos dos usuários. Dessa forma, as versões “pirateadas” do chat devem ter seus lucros diminuídos consideravelmente.

O diretor da OpenAI, Sam Altamn, confirmou que a empresa está desenvolvendo um aplicativo, que inicialmente será disponibilizado para smartphones iOS. Aparelhos com sistema operacional Android receberão o app do chatbot um pouco depois, mas o líder não informou as datas oficiais de lançamento.

você pode gostar também