Tecnologia inovadora do ChatGPT é boa ou ruim, afinal?

Desde o lançamento, essa Inteligência Artificial já foi testada por mais de 1 milhão de pessoas, mas continua a dividir opiniões.

Já pensou que legal seria ter alguém disponível 24 horas por dia para conversar sobre qualquer assunto? E melhor ainda: alguém que não te julgue e que guarde os seus segredos? Sobre isso, temos uma ótima notícia: já está acontecendo.

Um serviço de chat lançado no início de dezembro vem conquistando milhões de pessoas. A novidade diz respeito ao ChatGPT, que traz um diferencial: permite que humanos conversem com um robô dotado de Inteligência Artificial.

Conheça o ChatGPT

Nesse serviço, é possível conversar sobre praticamente tudo com uma máquina, desde dúvidas amorosas até discutir problemas de Física. O chat funciona de forma similar aos mensageiros comuns, nos quais o ser humano digita a pergunta ou o assunto e a máquina — que possui um código que lhe permite aprender — responde.

Em uma interface simples, o usuário pode trocar mensagens, como faria com um amigo, e receber a resposta em texto. Tais respostas terão como base os dados inseridos no código e nas novas informações que a IA obtém a cada interação.

Dessa forma, quanto mais o ChatGPT é usado, mais ele aprende e mais humanizadas as suas respostas ficam. A automação, criada pela startup OpenAI, opera da seguinte forma:

“O formato de diálogo permite que o ChatGPT responda a perguntas subsequentes, admita seus erros, conteste premissas incorretas e rejeite solicitações inapropriadas.”

Positivo ou negativo?

Como tudo, existem bons e maus usos para o serviço. Por exemplo, alguns estudantes podem utilizar tal recurso para fazer suas lições de casa ou para obter respostas em provas.

Se usado dessa forma, a consequência natural é que as pessoas fiquem com “preguiça de pensar”, pois o robô pode fornecer todas as respostas de que elas precisam em pouquíssimo tempo.

Por outro lado, principalmente do ponto de vista das grandes corporações, tal recurso pode servir como um atendimento ou suporte ao cliente, tornando os chats com assistentes virtuais bem mais eficientes.

Até o momento, a plataforma é gratuita, porém o CEO da OpenAI já mencionou planos para rentabilizar o serviço.

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