ChatGPT do investimento? Conheça a IA que dá dicas para aplicar seu dinheiro em ações
A plataforma ajuda iniciantes e veteranos no mundo dos investimentos, e em breve pode chegar ao Brasil! Confira.
Nos últimos anos, testemunhamos avanços tecnológicos que estão se desenvolvendo em uma escala nunca antes vista na história da humanidade. A inteligência artificial, em particular, tem se tornado cada vez mais presente em quase todas as áreas da sociedade.
Este ápice da tecnologia atual está se expandindo exponencialmente e, em breve, atingirá praticamente todos os serviços. No entanto, é surpreendente que, mesmo com tantas inovações disruptivas, um dos conhecimentos mais vitais para o sucesso financeiro, o investimento, permaneça relativamente desconhecido para muitas pessoas.
A falta de familiaridade com o mundo dos investimentos representa um desafio significativo para a maioria das pessoas. No entanto, com o surgimento de uma inteligência artificial especializada em indicar possíveis oportunidades de investimento, nasce uma oportunidade de introduzir o mundo dos negócios na vida das pessoas de maneira mais acessível e informada.
IA dá dicas de investimentos e a melhor ação para você
Foto: Reprodução
No dia 5 de setembro, a plataforma de auxílio em investimentos Status Invest lançou uma nova ferramenta baseada em IA capaz de popularizar o mundo dos investimentos.
O Status Alpha, desenvolvido especialmente para atender pessoas físicas, oferece recomendações sobre mais de 37 mil empresas listadas em 134 bolsas de valores ao redor do globo, incluindo a B3, a bolsa de valores brasileira. Além disso, a ferramenta realiza uma análise completa do investimento.
Esta IA examina informações de mercado de acesso público e gera orientações claras sobre a compra, venda ou manutenção de ativos. Além disso, a plataforma tem a capacidade de analisar dados alternativos de fontes externas, proporcionando uma visão ainda mais abrangente do mercado.
Como funciona?
Uma preocupação em relação ao uso do Status Alpha é o receio de que o entendimento seja dificultado, afinal, o público-alvo são pessoas físicas que, muitas vezes, não possuem instruções sobre investimentos.
No entanto, Gabriel Diamant, CEO da Bridgewise, empresa israelense responsável por essa inovadora tecnologia, explica que o sistema atribui uma pontuação numérica a cada ação, refletindo a probabilidade de uma empresa superar seus concorrentes, com um design consideravelmente simples e intuitivo.
Ele ainda destaca que essas recomendações são baseadas puramente em dados, sem qualquer interferência humana ou influência de terceiros, eliminando qualquer viés que possa alterar a perspectiva de uma empresa.
É gratuito?
Infelizmente, nem todas as ferramentas podem ser de livre acesso ao público, principalmente aquelas que auxiliam no ganho monetário, não é mesmo? Por isso, a plataforma, que também tem a capacidade de gerar diversos relatórios de movimentações para os investidores, possui um custo, mas não muito elevado.
O Status Alpha pode ser adquirido por uma taxa anual de cerca de R$1,2 mil, sendo apresentado com um desconto exclusivo de lançamento de 20%. Enquanto isso, o criador da plataforma informa que está em fase de negociações com o mercado brasileiro para a implantação da plataforma no país.