A cerveja é realmente proibida na Copa do Mundo no Catar?
Entenda o real motivo de o Catar ser tão rígido quando se trata do consumo de bebidas alcoólicas no país.
Infelizmente, quem foi até o Catar e achou que acompanharia os jogos com sua cervejinha na mão se enganou redondamente e ficou muito decepcionado!
O país vive sob um regime monarquista absolutista, com forte súplica religiosa, e desde o acerto para sediar a Copa do Mundo houve muitas preocupações sobre o consumo de cerveja, uma tradição nos Mundiais, já que país de fato proíbe o consumo de álcool.
A bebida, bem diferente do Brasil, é um pouco cara por lá, e suas vendas são permitidas nas áreas do FIFA Fan Festival e em outros locais voltados para torcedores. Ela também pode ser encontrada em suítes de luxo reservadas para líderes da sociedade e a outros convidados mais abonados.
O pedido de proibição da venda partiu do sheik Jassim bin Hamad bin Khalifa al-Thani, irmão do governante do país-sede e a realeza mais ativa no plano do torneio. Além de tudo, ele compartilha diretamente com a cultura, os costumes e a política do país.
Mas, afinal, quais são as consequências para quem desrespeitar a proibição do consumo de cerveja nos locais proibidos?
Todos que forem flagrados desrespeitando os limites impostos pelo país e pela organização da Copa do Mundo poderá ser preso, pois o álcool não é totalmente ilegal no país.
Porém, as bebidas só podem ser compradas em alguns locais licenciados, como restaurantes e bares de hotéis. Via de regra, existe tolerância zero com quem bebe em público e fica bêbado em ambientes comunitários.
Estes dois tipos de conduta são considerados crime e têm punições grandiosas, já que beber em locais públicos pode render pena de prisão de até seis meses e/ou uma multa de cerca de R$ 4.300.
Qual o valor do copo de cerveja na Copa do Mundo do Catar?
Acreditem! Um copo de 500 mL de cerveja com álcool é vendido mais ou menos pelo valor de R$ 75, ou seja, os brasileiros vão tomar um susto nessa hora.
Afinal, esse susto também pode se dar devido à demora do país em avisar os estrangeiros sobre a proibição de bebidas alcóolicas, já que isso foi feito a poucos dias antes do início do evento.
Por fim, rumores se espalham por aí sobre o fato de que a FIFA teria segurado a notícia até o último momento para não afastar a ida dos torcedores para a Copa do Mundo 2022. Será?