Você já reparou? Entenda por que os cascos dos navios são vermelhos
Prática de pintar o casco de vermelho provém de vários anos e se estende até os dias atuais.
Embora nem todo mundo tenha conhecimento de que os cascos dos navios são pintados de vermelho, isso acontece muito. Porém, não são pintados dessa cor por um mero capricho, ou porque a cor favorece o grande monstro de metal. Na verdade, há razões bem práticas para isso acontecer.
E depois que você descobre, percebe que fazem total sentido. Por essa razão, trouxemos três motivos que levam os navios a serem pintados de vermelho. Você também está curioso(a) para descobrir? Então, continue lendo!
1. Pura tradição
Um dos primeiros motivos que levam os navios a terem seu casco pintado de vermelho vem de muito tempo. Sendo assim, a prática se tornou uma velha tradição feita em vários navios.
Para que tenhamos uma noção, a pintura nessa cor é tão comum que dificilmente você conseguirá encontrar algum navio por aí que tenha outras cores, embora não haja nenhuma lei que proíba tal mudança de cor.
2. Proteção
Em segundo lugar, e a principal razão para escolherem essa cor, é que protege o navio. Nos primórdios das embarcações, não havia navios nem barcos de metal, mas, sim, de madeira. Isso acabava fazendo com que certos animais acabassem se fixando no casco do navio, principalmente as cracas.
As cracas, para quem não sabe, são animais que pertencem aos crustáceos e que normalmente se fixam em diversos animais e até mesmo em rochas.
Mas, à medida que novas cracas iam se acumulando no navio, ele perdia força, levando vários marinheiros a limparem o casco do navio durante longas viagens.
No entanto, graças a algumas pesquisas e evoluções da Ciência, uma nova tinta composta por biocida, composição que impede a proliferação de organismos vivos, foi criada. Então, passaram a pintar o casco do barco com a cor vermelha.
3. Mostrar a profundidade
Se observarmos cuidadosamente, veremos que os navios possuem determinados marcos, compostos por uma escala numérica. Sua função é mostrar quão fundo o navio pode chegar.
Além disso, graças a essas informações, pode-se descobrir o peso que o navio pode suportar. Portanto, ao fornecer tais informações na parte pintada de vermelho no casco, fica muito mais fácil de visualizar.