CEO da Stellantis, Carlos Tavares dá declaração controversa sobre carros elétricos
CEO pensa que Brasil não deveria investir nessa tecnologia.
Uma declaração de Carlos Tavares confundiu e chateou um pouco os entusiastas de carros elétricos no Brasil. Isso porque ele, que aliás é CEO da Stellantis, acredita que os carros híbridos flex, quando comparados aos EVs, são mais vantajosos para a realidade brasileira.
Enquanto os carros elétricos estão cada vez mais ocupando espaço no mercado, inclusive por contribuir para reduzir a poluição, o CEO tem uma ideia diferente para o contexto do Brasil.
Por conta disso, sua declaração se baseia na abundância de etanol e a falta de infraestrutura de carregamento adequada para os carros elétricos em nosso país.
O que Tavares pensa sobre carros elétricos, afinal?
Em meio ao frisson gerado pelos carros elétricos, Tavares argumenta que, embora eles tenham suas vantagens, também exigem recursos significativos em termos de infraestrutura.
Ele explica que, ao investir em híbridos flex, o Brasil pode alavancar sua infraestrutura de etanol existente ao mesmo tempo que atinge as mesmas metas de emissão.
No entanto, Tavares não descarta completamente os carros elétricos, pois acredita que eles ainda podem desempenhar um papel importante para ajudar a reduzir as emissões em certas áreas.
Ainda, o CEO sugere que as montadoras foquem nos veículos elétricos nos centros urbanos e invistam mais nos híbridos flex para as regiões rurais. Ele diz:
“O elétrico não faz sentido se comparado com o carro que pode rodar com 100% de etanol. Sem contar que é muito mais caro para a classe média”, afirma.
O CEO da Stellantis tem sido muito veemente com sua opinião de que os carros elétricos não são necessários para muitos mercados automobilísticos do mundo, o que inclui, conforme visto, o Brasil.
Sua principal fala sobre o assunto reverbera na web. Leia a seguir:
“A sociedade precisa, o cidadão precisa? Minha avaliação honesta é que não, eles não precisam porque vocês têm uma solução muito boa para o planeta.
Também há o fato de o Brasil ter grandes terras em que a produção de etanol não vai competir com a de alimentos, o que também é muito bom para o país.
É uma tecnologia muito acessível e já teve investimento necessário. Então, por que você desperdiçaria os recursos da sociedade em algo que não é melhor para o planeta?”
Fala controversa
Indo contra a sua declaração, os dados de sua empresa demonstraram que a venda de carros elétricos ajudou muito suas métricas. O próprio CEO mostrou um aumento de 41% nas vendas desses tipos de veículo.
Apesar das falas de Tavares, ficou claro que ele pretende manter os carros elétricos no Brasil.
E você? O que pensa sobre o assunto?