Campanhas do Oscar sofrem mudanças após polêmicas de 2023
Propagandas e promoções com foco em atores e produções devem acontecer de forma diferente na edição de 2024.
Após situações problemáticas em 2023, a Academia e Artes e Ciências Cinematográficas (Academy of Motion Picture Arts and Sciences, em inglês), ou Oscar, como é mais conhecida, divulgou novas regras para a realização de campanhas que envolvam seus membros em 2024.
No próximo ano, será realizada a 96ª edição do evento.
A decisão sobre as mudanças foi tomada após deslizes cometidos por alguns artistas, como Andrea Riseborought e Tom Cruise, na última premiação. Veja um trecho da comunicação oficial:
“A Academia revisou estes regulamentos promocionais para o 96º Oscar trazer clareza, justiça e transparência para como as empresas cinematográficas e os indivíduos diretamente associados filmes elegíveis para prêmios podem promover tais filmes, realizações e apresentações para os membros da Academia e como os membros da Academia podem promover filmes, realizações e performances.“
Além dos artistas e das empresas, os próprios membros e equipes da academia estão proibidos de divulgar informações relacionadas à votação nas mídias digitais. Esse tipo de situação pode ocasionar graves consequências, como a expulsão do membro.
Entre os destaques das alterações, está a permissão de que os artistas participem de eventos e reuniões privadas fora da categoria FYC (For Your Consideration ou “para sua consideração”, em português). Porém, os estúdios e empresas de cinema foram proibidos de organizar ou financiar esse tipo de evento.
Demais mudanças no Oscar
A nova publicação detalhou regras sobre diferentes tópicos, entre eles:
- Informações sobre determinações para eventos e confraternizações privadas.
- Como devem acontecer as comunicações gerais e diretas para os membros da Academia.
- Regras para divulgações públicas, incluindo redes sociais digitais.
- Violação de regulamentos e respectivas penalidades.
Polêmicas em 2023
Em 2023, uma das polêmicas girou em torno do sucesso “Top Gun: Maverick“. O produtor do longa, Jerry Bruckheimer, realizou uma comemoração em sua casa para o ex-chefe da Paramount, Sherry Lansing, e demais membros da Academia, incluindo Tom Cruise. A presença de membros votantes da academia gerou repercussão e desconfiança.
Outro caso envolveu a atriz Andrea Riseborough, que protagonizou o filme “To Leslie”. A acusação abordava as campanhas feitas pela artista via Instagram, onde ela marcou diferentes participantes com poder de voto, o que poderia caracterizar uma tentativa de influência.