Bêbado de café? Sim, isso é possível! Veja quantas xícaras seriam necessárias
Consumo de café pode afetar de forma mais intensa algumas pessoas em comparação a outras.
Muitas pessoas não conseguem funcionar sem aquele cafezinho no início do dia. Contudo, tomar duas ou mais xícaras de café pode nos deixar hiperativos, semelhantemente à sensação de quando ficamos bêbados. Embora nem todas as pessoas experimentem essa sensação, alguns indivíduos são definitivamente sensíveis ao efeito da cafeína.
Nesse sentido, a maioria dos profissionais da saúde recomenda a ingestão de no máximo 400 mg de cafeína por dia, o que equivale a quatro xícaras de café em um período de 24 horas. Consumir mais do que isso pode levar a uma intoxicação por cafeína.
Para chegar a esse nível de intoxicação, seria necessário consumir cerca de oito xícaras de café de uma só vez. Isso significa que uma pessoa deve ingerir mil miligramas de cafeína de uma só vez para experimentar a sensação de embriaguez mencionada anteriormente.
O efeito do café em algumas pessoas
Se você é uma das pessoas que se sentem alegres e hiperativas após consumir apenas uma pequena quantidade de café, um estudo realizado em 2018 pode explicar o motivo. A pesquisa analisou o DNA de 3.000 consumidores de café e descobriu que algumas pessoas possuem uma variação de um gene chamado PDSS2, que reduz a capacidade do corpo de metabolizar a cafeína.
Isso significa que, se você tomar uma xícara de café e, em seguida, outra, o primeiro ainda estará presente no seu corpo. Enquanto algumas pessoas processam a cafeína normalmente, outras não conseguem metabolizá-la tão rapidamente, o que pode resultar facilmente na sensação de euforia.
Por essa razão, é importante estar atento aos limites do nosso corpo e evitar o consumo excessivo de cafeína, a fim de evitar problemas de saúde. Se você é sensível aos efeitos do café, o recomendado é limitar-se a uma xícara por dia ou até mesmo evitar o consumo da bebida.