Onde está Ronald McDonald? Burger King ‘cutuca’ McDonald’s e intriga o público com sumiço do palhaço
A guerra dos hambúrgueres está longe de terminar; qual é o seu favorito?
A mais nova publicidade do Burger King é mais uma de suas provocações ao seu concorrente McDonald’s. No novo comercial, é possível ver uma pessoa sentada comendo um lanche no Burger King.
Entretanto, essa pessoa está usando sapatos de palhaço e meias das mesmas cores que as do Ronald McDonald (personagem oficial que aparecia em comerciais do McDonald’s).
Não é o que você pensava
Mas o narrador do comercial faz um suspense antes de revelar que, na verdade, o personagem em questão tratava-se de outro Ronald. “As ofertas são tão boas que até o Ronald veio aproveitar”, diz a locução, referindo-se a Ronald Nazário, filho do ex-jogador brasileiro Ronaldo, o Fenômeno.
Logo o comercial viralizou nas redes sociais, fazendo internautas, e até mesmo outras marcas, comentarem sobre o assunto:
te chamando na DM agr
— Guaraná Antarctica (@guarana) May 4, 2023
O que é isso, um filme???
— CB (@CasasBahia) May 4, 2023
— Heinz Brasil (@br_heinz) May 4, 2023
q tá pegando irmão?!
— Popeyes Brasil 🍗 (@popeyesbrasil) May 4, 2023
Confira o comercial da marca:
Contudo, o comercial fez com que muitas pessoas se questionassem sobre o que teria acontecido com o próprio personagem, o mascote original do McDonald’s, que simplesmente parou de aparecer misteriosamente nas publicidades da empresa.
Onde está o mascote Ronald McDonald?
O personagem foi criado em 1963, por um franqueado do McDonald’s nos Estados Unidos. Ele apareceu muitas vezes em anúncios de promoções direcionadas às crianças. Especialmente durante as décadas de 1980, 1990 e nos anos 2000.
O palhaço sempre aparentava estar feliz e usava bastante cores vivas, o que cativou de imediato as crianças, fazendo com que cada vez mais passassem a consumir os alimentos e brinquedos oferecidos pelo McDonald’s.
Porém, com o passar do tempo, o restaurante começou a enfrentar problemas com entidades médicas e jurídicas, que o criticavam por questões que se relacionavam à saúde, alegando que o hábito não era saudável para o público infantil.
Em busca de uma solução, a empresa decidiu mudar radicalmente o seu cardápio infantil e passou a oferecer opções mais saudáveis às crianças.
Amo muito multar tudo isso
Entretanto, as críticas não acabaram por aí e a ligação do palhaço com o fast-food continuou a gerar polêmica no campo jurídico, principalmente quando se levava em conta questões do direito do consumidor.
No Brasil, o McDonald’s recebeu multas em diversas ocasiões. A mais recente lhe rendeu uma autuação de R$ 6 milhões por publicidade abusiva contra crianças.
Em 2004, com tantos problemas envolvendo o palhaço, a empresa lançou uma campanha e passou a usar o slogan “Amo muito tudo isso”. Esse foi o fim do palhaço Ronald.
Depois disso, as coisas começaram a piorar. Isso porque indivíduos mascarados de palhaços passaram a assustar pessoas nos Estados Unidos e no Reino Unido. Isso impactou negativamente a imagem de Ronald, que acabou caindo em desuso pela marca depois de tanta polêmica.
Enfim, como curiosidade, o único vínculo que a empresa mantém com o “esquecido” mascote é aqui, no Brasil. Ainda associam o nome do palhaço à Casa Ronald McDonald, que atua no atendimento e na recuperação de crianças com câncer.