Buraco negro é filmado no exato momento em que devora estrela; veja o vídeo

Nem todos sabem, mas a grande maioria das galáxias possui um buraco negro em seu centro, embora nem sempre eles estejam ativos.

Dentro de quase todas as galáxias, há buracos negros inativos, ou seja, eles não estão consumindo nada e por isso não emitem luz. No entanto, recentemente, um buraco negro foi descoberto no ato ao devorar uma estrela. Siga a leitura para saber mais.

Vamos a uma explicação um pouco mais didática: quando uma estrela se aproxima demais de um buraco negro, uma intensa força gravitacional começa a despedaçá-la, esticando sua matéria como se fosse uma linha e a estrela é destroçada.

Estes eventos onde uma estrela é devorada por buracos negros é bem raro, mas quando acontecem, são muito violentos. Quando esse evento ocorre, recebe o nome de Evento de Ruptura de Maré (em inglês, TDE).

Geralmente, esses eventos ocorrem uma vez a cada dez mil anos em uma galáxia típica e seus acontecimentos são raríssimos.

A equipe de astrônomos precisou coletar dados com 21 telescópios diferentes e comparar as informações com modelos teóricos de vários tipos de eventos extremos conhecidos, como o colapso de estrelas e explosões de quilonovas.

Contudo, só o que explicava os dados obtidos era um fenômeno chamado “disrupção de maré”, que é quando um buraco negro devora uma estrela esticando-a como a um chiclete.

Anteriormente, houve outras ocorrências de Rompimento de Maré, os eventos foram observados antes e sem jatos apontados em nossa direção, diferentes desses de agora.

Os jatos são formados por partículas que estão se transportando em velocidades próximas à da luz, entretanto, ainda não foi possível definir a origem desses elementos.

Eles são geralmente percebidos como raios-X ou raios gamas, mas em específico o jato, que foi observado em pesquisa publicada hoje, foi percebido como uma emissão de luz visível.

O mais intrigante de tudo é que a galáxia de onde o jato se originou ainda não é conhecida, dificultando a identificação do fenômeno, já que não se tinha certeza de que existia um buraco negro eloquente em seu miolo.

Agora, os pesquisadores pretendem identificar de onde ele veio e entender as propriedades do buraco negro que originou esse raro fenômeno. Eles pretendem usar o telescópio James Webb.

você pode gostar também