Simulação consegue reproduzir o som de buraco negro ‘engolindo’ estrela

Simulação desenvolvida pelo MTI reproduz som de buraco negro “engolindo” uma estrela, áudio possui uma duração de aproximadamente 10 segundos

Você já ouviu aquele estranho barulho que soa quando estamos em um local fechado ou em uma altitude mais elevada? Então, um som parecido com esse foi ouvido de um buraco negro. Como sabemos disso? Leia mais!

Veja também: NASA anuncia que em 2031 a Estação Espacial Internacional (EEI) será desativada e cairá na terra 

Pois, foi divulgado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MTI), resultado de uma pesquisa sobre assinaturas de reverberação de binários de raios-X em massa baixa.

Esse áudio possui uma duração de aproximadamente 10 segundos, de acordo com os pesquisadores, isso é a representação de um buraco negro engolindo uma estrela em órbita.

A fim de reproduzir o som foram necessários ecos de luz de raio-X, os quais são liberados quando o buraco negro suga o gás e a poeira da sua “presa”.

Pesquisas como essa são úteis para que o ser humano compreenda como os buracos negros supermassivos poderiam se moldar a formação de galáxias inteiras ao ejetar partículas cósmicas.

Esses buracos negros movimentam-se como uma espécie de poço gravitacional intensamente forte do espaço-tempo.

De acordo com informações concedidas pelo MIT, os arredores dessas misteriosas regiões do cosmo se iluminam somente no momento em que irão “engolir” uma determinada estrela, no instante em que drenarão dela todo o seu gás e poeira estelar e, ao mesmo tempo soltam inúmeras rajadas intensas de luz de raio-X.

Para Erin Kara, professora assistente do Departamento de Física do MIT e coautora do estudo, o som presente neste áudio apenas é uma simulação sobre o momento em que o eco de raio-X é utilizado para envolver a estrela, transformado em ondas sonoras compreensíveis. Pois, é praticamente impossível registrar o som original devido a estarmos a anos-luz de distância.

você pode gostar também