Brendan Fraser quase REALMENTE morreu no set de ‘A Múmia’; entenda
Entre os filmes mais vistos da televisão, certamente poderíamos encaixar “A Múmia”, de 1990, estrelado por Brendan Fraser. Saiba mais!
Entre os filmes mais vistos da televisão, certamente poderíamos encaixar “A Múmia”, de 1990, estrelado por Brendan Fraser. O longa de aventura e ação é conhecido por uma história fechada em si mesma com efeitos visuais relativamente aceitáveis, tendo sido recebido com críticas mistas.
Ainda que com os altos e baixos, “A Múmia” ganhou mais dias continuações e garantiu derivados para “O Escorpião Rei”. Hoje, o longa acumula apenas sua história com alguns acontecimentos do set revelados eventualmente, como é o caso da situação que quase gerou o falecimento do protagonista da trama, e não era dentro da trama, como podemos ver Rick O’Connell escapando diversas vezes.
Para Fraser, seu papel principal na trilogia “A Múmia” certamente é seu ponto alto da carreira. Ainda assim, diversas complicações ocorreram durante a produção do longa de 1999.
Toda a gravação ocorreu no Marrocos, junto do calor do deserto do Saara, algo que já causa muito desconforto para todos os envolvidos com o projeto.
Segundo diretrizes próprias da equipe médica, era preciso que a cada duas horas o elenco fizesse uma pausa para se recompor e evitar desenvolver desidratação. Um cuidado atento, afinal o calor escaldante não dá tréguas ao longo do dia.
Além das elevadas temperaturas, eles também tiveram que enfrentar a vida selvagem e as tempestades de areia. Diversos membros da produção precisaram ser socorridos após terem contato com animais venenosos, sendo transportados de avião para buscar ajuda.
Todos esses casos já são preocupantes, tais condições de trabalho não são as ideais e esperadas, afinal ninguém gostaria de se ferir enquanto trabalha.
Nesse contexto, o caso de Brendan Fraser é um pouco mais complicado, pois, ao gravar uma cena-chave para a trama, as coisas parecem não ter ocorrido como o programado e o ator ficou suspenso no ar, onde quase perdeu a vida.
Na cena onde Rick é condenado à forca e Evelyn se vê na necessidade de salvá-lo, alguns erros e descuidos foram estiveram presentes nas gravações, o que quase prejudicou a vida do ator.
Essa história foi contada pelo próprio Fraser, em 2019, durante uma matéria de celebração aos 20 anos de “A Múmia” pela revista Entertainment Weekly.
Na reportagem, o astro comentou que ficou totalmente sufocado durante a gravação da cena; segundo ele, isso não fazia parte do roteiro original.
Ainda que fossem usados dublês para a maior parte das cenas, nos momentos de close-up o ator precisava estar ali para gravar. Na tomada exigida pelo diretor, Fraser acabou cometendo o erro de passar mais veracidade do que precisava, chegando a se asfixiar e a ter um desmaio. Parte do erro também veio por conta da equipe, que deixou a corda apertada demais.
Acidentes acontecem, nem sempre é possível prever quando algo ruim pode acontecer. Por isso, a atenção redobrada é uma ótima saída para escapar de riscos grandes como aconteceu com Fraser.
Felizmente, tudo ocorreu bem mesmo com esse detalhe e o filme conseguiu atingir seu lançamento e um sucesso moderado.