Risco de ‘calote’: regiões do Brasil que mais têm endividados
Entre os primeiros lugares, estão a cidade do Rio de Janeiro e os estados do Amapá e Amazonas.
Em 2016, o Serasa deu início a um levantamento, a fim de ficar ciente da porcentagem de brasileiros que não estão conseguindo realizar o pagamento mensal de suas dívidas. Em resposta a mais uma pesquisa anual, o mês de março marcou um dado alarmante, chegando a 43% dos brasileiros.
Muito se acredita que tais valores se elevaram após o período de pandemia. Nele, muitas pessoas ficaram sem emprego e não conseguiram o valor para realizar a quitação das dívidas. Mas, acredite, ou não, há algumas regiões do país que se encontram em situação extremamente crítica.
Cidades com maior taxa de endividados no Brasil
De acordo com o levantamento, a cidade que mais contém endividados é a cidade do Rio de Janeiro. Desde que houve o início dessa pesquisa, o município vem elevando seus níveis de endividamento.
Sendo assim, a cidade do Rio de Janeiro é a primeira no ranking. O motivo pelo qual os números mudaram é devido à queda no turismo, após o período de pandemia de covid-19, e não é nenhuma novidade que grande parte da cidade depende da quantidade de circulação de turistas.
Já em segundo lugar, temos a estado do Amapá, bem como o estado do Amazonas. Nessas duas localidades, a razão pela qual há muitos endividados é, em grande parte, pelos níveis elevados de pobreza.
E, acredite ou não, a lista ainda conta com o Distrito Federal, que está nessa lista pela queda que aconteceu no setor de serviços. Quanto ao motivo pelo qual o Mato Grosso está nessa lista, ele se trata do baixo rendimento da renda per capita, mesmo que nessa região haja um bom proveito da agropecuária.