Risco de ‘calote’: regiões do Brasil que mais têm endividados

Entre os primeiros lugares, estão a cidade do Rio de Janeiro e os estados do Amapá e Amazonas.

Em 2016, o Serasa deu início a um levantamento, a fim de ficar ciente da porcentagem de brasileiros que não estão conseguindo realizar o pagamento mensal de suas dívidas. Em resposta a mais uma pesquisa anual, o mês de março marcou um dado alarmante, chegando a 43% dos brasileiros.

Muito se acredita que tais valores se elevaram após o período de pandemia. Nele, muitas pessoas ficaram sem emprego e não conseguiram o valor para realizar a quitação das dívidas. Mas, acredite, ou não, há algumas regiões do país que se encontram em situação extremamente crítica.

Esse cenário não estaria acontecendo se houvesse uma grande estabilidade financeira no país, contudo, como esse não é o caso do Brasil, no momento, vemos o agravamento dessa situação. Agora, conheça as localidades em que o número de endividados está entre os maiores do país.
Foto: fizkes/Shutterstock

Cidades com maior taxa de endividados no Brasil

De acordo com o levantamento, a cidade que mais contém endividados é a cidade do Rio de Janeiro. Desde que houve o início dessa pesquisa, o município vem elevando seus níveis de endividamento.

Sendo assim, a cidade do Rio de Janeiro é a primeira no ranking. O motivo pelo qual os números mudaram é devido à queda no turismo, após o período de pandemia de covid-19, e não é nenhuma novidade que grande parte da cidade depende da quantidade de circulação de turistas.

Já em segundo lugar, temos a estado do Amapá, bem como o estado do Amazonas. Nessas duas localidades, a razão pela qual há muitos endividados é, em grande parte, pelos níveis elevados de pobreza.

E, acredite ou não, a lista ainda conta com o Distrito Federal, que está nessa lista pela queda que aconteceu no setor de serviços. Quanto ao motivo pelo qual o Mato Grosso está nessa lista, ele se trata do baixo rendimento da renda per capita, mesmo que nessa região haja um bom proveito da agropecuária.

você pode gostar também