Brasil é uma nação inteligente? Confira o ranking de QI pelo mundo
Desempenho do país deixa a desejar se comparado ao de outros lugares, porém, lidera na América do Sul.
O Quociente de Inteligência (QI) é um indicador do potencial cognitivo de um indivíduo ou população e se correlaciona com realizações acadêmicas relevantes, por exemplo, a conquista de um Prêmio Nobel.
No âmbito global, países como os Japão, Alemanha e Reino Unido costumam liderar o rol de QI, apresentando maior quantidade de contemplados com premiações dessa natureza.
Tal fenômeno aponta para a existência de uma tradição de excelência na produção intelectual nesses territórios.
Onde o Brasil fica no ranking?
O cérebro humano ainda guarda muitas capacidades desconhecidas – Imagem: Reprodução
O Brasil se destaca na América do Sul como o local com a maior concentração de pessoas de QI elevado do continente e, atualmente, ocupa o 30º lugar na listagem global.
Somos seguidos pela Argentina, Peru e Colômbia, e isso demonstra que nosso país tem um grande potencial intelectual na região.
Conforme as informações de que dispomos, existem hoje mais de 2 mil pessoas consideradas pessoas superinteligentes por aqui, e a maioria vive no estado de São Paulo, conhecido por ser um grande centro financeiro, cultural e político.
A capacidade intelectual mais alta dos brasileiros se reforça pela atuação da Associação Mensa Brasil, que atua na identificação de cidadãos superdotados e oferece-lhes estímulos para desenvolverem mais seus dons.
Apesar de tantas conquistas, infelizmente, a nação ainda enfrenta muitos desafios quando o assunto é a educação.
A qualidade do ensino fornecido aqui deixa muito a desejar e constantemente vemos professores pedindo por melhores condições de trabalho. Vejamos então os 25 países mais inteligentes do mundo:
-
Japão
-
Suíça
-
China
-
EUA
-
Países Baixos
-
Rússia
-
Bélgica
-
Reino Unido
-
Canadá
-
Coreia do Sul
-
Hong Kong
-
Alemanha
-
Taiwan
-
Finlândia
-
Áustria
-
Hungria
-
Dinamarca
-
Austrália
-
Noruega
-
Suécia
-
Polônia
-
Israel
-
República Checa
-
França
-
Singapura
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima-se que em todo o planeta haja em torno de 3% a 5% de superdotados entre a população humana.
Trazendo este percentual para o território brasileiro, podemos dizer que há cerca de 4 milhões destes indivíduos ao todo.