Brasil é uma nação inteligente? Confira o ranking de QI pelo mundo

Desempenho do país deixa a desejar se comparado ao de outros lugares, porém, lidera na América do Sul.

O Quociente de Inteligência (QI) é um indicador do potencial cognitivo de um indivíduo ou população e se correlaciona com realizações acadêmicas relevantes, por exemplo, a conquista de um Prêmio Nobel.

No âmbito global, países como os Japão, Alemanha e Reino Unido costumam liderar o rol de QI, apresentando maior quantidade de contemplados com premiações dessa natureza.

Tal fenômeno aponta para a existência de uma tradição de excelência na produção intelectual nesses territórios.

Onde o Brasil fica no ranking?

O cérebro humano ainda guarda muitas capacidades desconhecidas – Imagem: Reprodução

O Brasil se destaca na América do Sul como o local com a maior concentração de pessoas de QI elevado do continente e, atualmente, ocupa o 30º lugar na listagem global.

Somos seguidos pela Argentina, Peru e Colômbia, e isso demonstra que nosso país tem um grande potencial intelectual na região.

Conforme as informações de que dispomos, existem hoje mais de 2 mil pessoas consideradas pessoas superinteligentes por aqui, e a maioria vive no estado de São Paulo, conhecido por ser um grande centro financeiro, cultural e político.

A capacidade intelectual mais alta dos brasileiros se reforça pela atuação da Associação Mensa Brasil, que atua na identificação de cidadãos superdotados e oferece-lhes estímulos para desenvolverem mais seus dons.

Apesar de tantas conquistas, infelizmente, a nação ainda enfrenta muitos desafios quando o assunto é a educação.

A qualidade do ensino fornecido aqui deixa muito a desejar e constantemente vemos professores pedindo por melhores condições de trabalho. Vejamos então os 25 países mais inteligentes do mundo:

  1. Japão

  2. Suíça

  3. China

  4. EUA

  5. Países Baixos

  6. Rússia

  7. Bélgica

  8. Reino Unido

  9. Canadá

  10. Coreia do Sul

  11. Hong Kong

  12. Alemanha

  13. Taiwan

  14. Finlândia

  15. Áustria

  16. Hungria

  17. Dinamarca

  18. Austrália

  19. Noruega

  20. Suécia

  21. Polônia

  22. Israel

  23. República Checa

  24. França

  25. Singapura

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima-se que em todo o planeta haja em torno de 3% a 5% de superdotados entre a população humana.

Trazendo este percentual para o território brasileiro, podemos dizer que há cerca de 4 milhões destes indivíduos ao todo.

você pode gostar também