Boleto vs. Pix: novidades na compensação prometem concorrer com o Pix
Especialistas afirmam que inovações no boleto vão concorrer com o Pix.
O boleto bancário já é um velho conhecido de todo brasileiro, por ser um dos meios de pagamento mais utilizados no país durante muito tempo.
Trata-se de um documento emitido pelos estabelecimentos comerciais para que o consumidor efetue a quitação de um produto ou serviço.
Ele pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou estabelecimento conveniado antes da data de vencimento.
É importante lembrar que, ao pagá-lo, é fundamental conferir todos os dados e valores para evitar erros e prejuízos.
Com a proximidade das mudanças no processamento de pagamentos com boleto, surge a dúvida: será que tal documento está com os dias contados?
Transformações nos boletos
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou que, a partir de 15 de março, os boletos terão seu tempo de compensação reduzido, passando de dois dias para um tempo quase imediato.
Tal mudança vem com o intuito de tornar o boleto mais competitivo no mercado, principalmente diante do avanço do Pix, que tem se consolidado como uma opção de pagamento ágil e prática.
Pagamento no boleto sofre mudanças significativas – Imagem: iStock/Reprodução
Para especialistas, como Bruno Samora, a mudança no processamento dos boletos reflete a necessidade do mercado de meios de pagamento se adaptarem às demandas dos consumidores.
Porém, ele ressalta que o documento ainda pode não ter força suficiente para se manter a longo prazo, diante da crescente popularidade do Pix.
José Antonio Praxedes, presidente da MultiCrédito, destaca que a agilidade na compensação dos boletos será benéfica sobretudo para o e-commerce, em que o boleto perdia espaço para o Pix.
No entanto, as alterações nas regras do boleto também poderão impactar os bancos, que terão de realinhar as estratégias de lucratividade, uma vez que não terão mais alguns dias para aplicar o dinheiro ainda não enviado pelos consumidores.
Apesar das melhorias no processamento dos boletos, o futuro do documento é incerto. Com o Pix se fortalecendo como uma opção ágil e integrada a diferentes plataformas, como e-commerces e lojas físicas, o boleto pode ter menos espaço a longo prazo.
Mas, por enquanto, as mudanças poderão dar uma sobrevida para o documento, permitindo que ele se mantenha competitivo no mercado.