Como Bill Gates se tornou um bilionário? 5 segredos que você precisa saber

Bill Gates é um dos fundadores da Microsoft e responsável por revolucionar o computador pessoal; saiba o que mais o levou a esse patamar.

Todos vivemos atualmente em uma sociedade capitalista em que a emergência de pessoas mais pobres a patamares de riqueza é quase ou totalmente impossível.

Porém, há aquelas pessoas que conseguiram de alguma forma alcançar fortunas imensas. Uma delas, por exemplo, é o hoje bilionário Bill Gates.

O fundador da empresa multibilionária Microsoft foi, no começo de sua vida, uma pessoa com poder aquisitivo modesto. Nascido em 1955, Gates é filho de um advogado e de uma professora.

Graças a essa condição, os pais conseguiram dar a ele e às irmãs uma educação nas melhores escolas da cidade de Seattle, em Washington.

Além disso, Gates chegou a estudar por um tempo em uma das melhores universidades do mundo, Harvard. Entretanto, em 1975, dois anos após seu ingresso na instituição, ele deixou a faculdade e, junto a Paul Allen, desenvolveu o sistema BASIC de interpretação de linguagem computacional.

Foi graças aos lucros desse projeto que eles conseguiram fundar a Microsoft, desenvolvendo softwares para computadores particulares ou para PCs. Graças a isso, houve uma grande revolução informacional tecnológica proporcionada pela difusão dos PCs.

Hábitos que tornaram Bill Gates um bilionário

Com essa breve contextualização sobre a vida de Gates, já é possível ter uma noção de quais foram os fatores determinantes para o enriquecimento dele, mas vamos vê-los ponto a ponto.

1. Apoio familiar

Como já comentamos, os pais de Gates trabalharam para que não apenas ele, mas todos os filhos do casal tivessem uma ótima educação.

Porém, apoio financeiro não foi a única coisa que eles proveram ao filho. Isso porque, quando Gates decidiu deixar a faculdade para trabalhar com computadores, a família não o desencorajou ou o persuadiu a voltar à faculdade.

Em vez disso, eles incentivaram o filho a seguir seu sonho e a trabalhar com o que amava. Diante disso, Bill Gates assumiu mais de uma vez a admiração e inspiração que seus pais são para sua vida.

2. Seletivo com as amizades

Muitos dizem que amizade e trabalho são aspectos à parte. Porém, Gates soube muito bem gerenciá-las e fez de seu amigo o seu grande parceiro de negócios.

Juntos, Gates e Allen não apenas desenvolveram uma tecnologia praticamente inovadora, mas gerenciaram perfeitamente os negócios a ponto de torná-los uma das empresas mais lucrativas do mundo.

3. Fundo emergencial

Por falar em gerenciamento, como todo empresário sabe, negócios não são estáveis, pois todos passam por períodos de dificuldade e até mesmo crises.

Foi exatamente por isso que Bill Gates possuía um fundo de emergência para a Microsoft em caso de algum problema inesperado acontecer.

Graças a isso, em contraponto a muitas empresas, a Microsoft conseguiu superar muito bem os seus períodos de crise e retornar ao topo.

4. Leitura assídua

Mas, afinal, de onde vem toda essa capacidade de gerenciamento e essa inteligência diferencial. Falando sobre o apoio familiar, não foi apenas Gates que divulgou a sua admiração por seus familiares.

Os pais dele fizeram o mesmo. Inclusive, em uma dessas entrevistas, o pai de Gates revelou que o filho lia muito e de tudo na infância.

A sua dedicação à leitura o ajudou a desenvolver uma grande inteligência e conhecimento sobre assuntos diversos. Inclusive, em seu blog Gates Notes, ele recomenda livros para quem tiver interesse em desenvolver suas capacidades intelectuais.

5. Sempre desejando conhecimento

Logicamente, não basta ler, é necessário haver vontade de ler, conhecer e saber. E é exatamente isso que Gates possui.

Apesar de ter deixado a faculdade, o bilionário nunca deixou de buscar novos conhecimentos voltados para a sua área de atuação ou não.

Inclusive, Gates é tão apoiador dos estudos que já fundou diversos programas educacionais, inclusive uma fundação com foco em crianças da África Subsaariana e na Índia.

De fato, estudo é de longe o melhor caminho.

você pode gostar também