GRANDE evolução tecnológica: é assim que Bill Gates enxerga o ChatGPT
Poucos sabem, mas um dos fatos que impulsionou a criação do ChatGPT foi o investimento de Bill Gates na tecnologia. Veja seu comentário sobre o assunto!
O mercado atual de tecnologia aparenta estar entrando em uma nova fase de evolução, sendo essa caracterizada pela Inteligência Artificial (IA), que está liderando as notícias atuais envolvendo o ramo da tecnologia e informação, seja gerando novos marcos ou criando polêmicas.
A maior parte das polêmicas com IAs envolvem aquelas capazes de criar imagens a partir de descrições realizadas pelos usuários. Isso gera certa revolta por parte de artistas que estão tendo suas obras comparadas às imagens artificiais, ou então tem suas próprias obras utilizadas como base, já que essas IAs utilizam bancos de dados na internet para compreender e realizar a criação das novas imagens.
Já quanto ao campo de conversas pessoais, a IA ChatGPT é a mais famosa, sendo na verdade a primeira disponibilizada para a utilização pública. Contudo, o que poucos sabem a respeito desta IA é que ela teve um dedo de ninguém menos que Bill Gates em sua criação.
Bill Gates e a OpenAI
Acontece que quando a IA ChatGPT estava sendo desenvolvida pela empresa OpenAI, a Microsoft, do bilionário Bill Gates, entrou em contato com eles, procurando investir nessa que poderia ser uma nova revolução da indústria.
Entretanto, logicamente, para realizar o investimento, Gates queria pessoalmente analisar a tecnologia, antes de apoiar de fato os desenvolvedores. Afinal, do ponto de vista empresarial, apoiar uma ideia tão ousada quanto um chat capaz de reproduzir conversas humanas é um tiro no escuro.
Portanto, quando Gates entrou em contato com a OpenAI, o próprio compreendeu do que se tratava a tecnologia e como ela funcionaria. Essas informações foram disponibilizadas pelo The Information.
Feita essa conversa inicial e com a aprovação do CEO, a Microsoft investiu US$ 1 bilhão na OpenAI – isso ainda em 2019, praticamente três anos antes do lançamento mundial da tecnologia. Obviamente, esse investimento não seria sem ganhos para a Microsoft, que ficou com a exclusividade de licença para o lançamento do ChatGPT.
Qual a opinião de Bill Gates sobre o ChatGPT?
Considerando o investimento inicial de Gates na empresa, assim como os demais feitos após a consolidação dessa parceria, fica claro que a IA tem apoio do magnata. Mas para aqueles que ainda tinham alguma dúvida sobre isso, Bill Gates deixou bem claro em uma entrevista do dia 02 de fevereiro deste ano para a Forbes.
Nessa entrevista, Gates declarou que a nova tecnologia é tão importante para o ramo quanto foram a internet e o computador pessoal, o qual teve sua principal evolução impulsionado por ele.
Lembrando que antes de Bill Gates, os computadores eram uma tecnologia absurdamente complicada de se utilizar. Sendo assim, eram aparelhos de ponta operados apenas em grandes empresas.
Para o próprio considerar que o ChatGPT se compara a esse grandes marcos, não apenas na indústria mas como em todo o modo de operação do mundo moderno, podemos estar de frente para uma nova evolução na vida humana.
Resta agora saber quais serão os próximos capítulos da evolução desta tecnologia.