Especialista explica quais são os benefícios psicológicos de videogames

Você sabe quais são os benefícios mentais que os videogames nos proporcionam? Confira a seguir o que especialista diz sobre o assunto!

Você acredita que os videogames são benéficos para a nossa saúde? Por mais que muitas pessoas acreditem que sim, uma psicóloga está mostrando, por meio dos seus estudos sobre games como forma de entretenimento, como ele impacta a rotina das pessoas que o utilizam.

A Dra. Rachel Kowert é diretora de pesquisa da Take This, uma ONG voltada para a saúde mental ligada à indústria de jogos.

Imagem: Dra. Rachel Kowert/Vicky Leta

Além disso, a Dra. também é criadora de conteúdo no canal Psychegeist no YouTube. Nesse espaço virtual, a especialista compartilha de maneira descomplicada conceitos da Psicologia.

Nesse sentido, hoje, nós vamos trazer um pouco da discussão sobre uso de videogames, assim como os benefícios psicológicos.

Benefícios psicológicos dos games 

De acordo com a Kowert, “Os efeitos dos jogos são muito mais positivos do que negativos”.

Nesse sentido, ela acrescenta:

“A visão periférica é uma delas, a capacidade de perceber pequenas mudanças na visão periférica é algo que está sendo treinado pelos atiradores…

Além disso, há o aumento do alívio do estresse, o gerenciamento do humor – levando você de um humor negativo para um melhor humor, conexão social e amizade, construção de equipes e habilidades de liderança. Estamos aprendendo habilidades que são traduzíveis.”

Além disso, a Dra. aponta que o maior benefício é algo chamado “aprendizado não intencional”. Nesse contexto, a especialista ponta que agora é possível jogar jogos como “Civilization” e aprender sobre história mundial, líderes mundiais, planejamento urbano e uma infinidade de outros assuntos.

Sendo assim, os jogadores, ao mesmo tempo que se divertem, aprendem habilidades práticas, experimentam tentativa e erro. Outro ponto que Kowert destacou é que, a partir desses jogos, os gamers desenvolvem persistência e aprimoram as habilidades de criação.

Nesse sentido, esse “aprendizado não intencional” vai além do conteúdo do jogo. Na realidade, ele abrange uma ampla gama de conhecimentos e habilidades que vão sendo adquiridos de forma muito imersiva.

você pode gostar também